Sobre Voz da Alma

Livro: Voz da Alma – autora: Rosimeire Leal da Motta- Câmara Brasileira de Jovens Escritores- 2005- Rio de Janeiro-RJ- 132 páginas.

Conheci Rosimeire através de um lindo site”Razão de Viver”, idealizado e concretizado pela poeta. Começamos a nos comunicar e aí me convidou para participar do site com uma página. Solícita e dinâmica o site atraiu inúmeros internautas.

Passei muitos meses fora da internet devido um problema com o cpu que quebrou. Com ele todo o material nele gravado se foi, inclusive a minha página com diversos trabalhos.

Através de especiais amigos da internet tais quais, maria josé zanini tauil e rui pais consegui localizar o novo e-mail da amiga Rosimeire Leal da Motta. Agora recuperei meus trabalhos ali publicados, graças a presteza da Rosimeire, via e-mail.

Tenho a grata surpresa e satisfação de receber via correio o livro de Rosimeire A Voz da Alma, através do qual passei conhecer melhor a escritora e poeta capixaba. É um livro valoroso pela sinceridade sem artificialismos com que narra uma espécie de saga familiar.-suas aventuras, suas idiossincrasias. O Pai, a rocha inabalável.

No livro Rosimeire revela ser uma boa contadora de estória; sensível e lírica poeta! Numa linguagem direta em prosa simples e metafórica muitas vezes na poesia!

Não obstante as provações da sua existência com a perda prematura da mãe e do irmão, que a deixou desanimada e desencantada diante da vida, superou a crise existencial e corre atrás da realização dos seus sonhos; a edição e lançamento deste livro foi um deles!

O discurso lírico de Rosimeire no livro revela uma alma lírica, sonhadora, não obstante realista concomitantemente. A nostalgia inunda seus poemas e através de metáforas vai criando seus símbolos para dizer das suas angústias e vazios que o mundo impõe dentro de si. A timidez que a autora sempre se queixa de si mesma não a impede de se comunicar com as pessoas e o mundo através de suas mensagens plenas de fé em Deus e esperança num amanhã melhor para todos, já que reconhece que, saiu do egoísmo solipsista em que mergulhava. Revela também uma mulher apesar de tímida, corajosa, herança atávica bem evidenciada em “rocha inabalável”- um capítulo narrado em sua voz pelo seu pai.

Rosimeire intermitentemente vai alternando ousadia e timidez e nisto vai conseguindo superar suas inseguranças, temores em busca de auto-afirmação. Cheia de interrogações diante do mundo- o eu introspectivo ouvindo sua própria voz monologando silenciosa e se chocando com o exterior.

Neste livro a autora derrama com transparência os atropelos do seu caminho e de sua família. Em síntese Rosimeire pelo que se depreende dos seus escritos foi uma lutadora, travando embates consigo mesma em busca do seu território e à essência do seu ser.

Intimista, a marca predominante do livro é o existencialismo. Bonito livro pela abertura, pelo despojamento da comunicação, revelando ao mundo sua autenticidade de ser; este livro, também espécie de catarse da alma da poeta!

Amiga Rosimeire: foi um prazer imenso conhecê-la mais profundamente através deste livro, misto de memória de família e poemas, estes tão líricos e tocantes ouvindo A Voz da sua Alma! (mscx)

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 17/03/2006
Código do texto: T124677