Um País Chamado Infância - Moacyr Scliar

Uma Incrível Viagem

Com um cuidado rigoroso com a linguagem, num texto coloquial como um contador de histórias, evidencia em cada crônica com notável equilíbrio e maturidade as nuances do relacionamento entre pais e filhos. É uma viagem no túnel do tempo. Assim é o livro Um País Chamado Infância, de Moacyr Scliar, Editora Ática, 1995.

Podemos com a leitura pegar carona, embarcarmos juntos em sua viagem pelo mundo infantil, e termos a grata surpresa de reviver a criança adormecida dentro de nós.

A crônica Deixa a Luz Acesa Pai, através dos receios, inseguranças de um filho em dormir com a luz do seu quarto apagada, e do insistente pedido para o pai acendê-la, faz um para-lelo com nossos próprios temores e a necessidade de mantermos dentro de nós uma luz de esperança em nosso próprio caminho pela vida. Não é possível ficarmos indiferentes, pois, com mestria, o autor consegue, como poucos, captar a sensibilidade da alma humana, refletindo em cada linha os pais que somos ou seremos.

Um País Chamado Infância retrata com humor e carinho a importância da troca de energia e a possibilidade de crescimento interior mútuo entre pais e filhos, quando essa relação é vivenciada tendo como alicerce a verdade e o amor.

Enfim, Moacyr Scliar é poesia, alegria e certeza de uma boa leitura.

Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 22/04/2005
Reeditado em 17/06/2007
Código do texto: T12542