Logosofia Ciência e Método - Técnica da Formação Individual Consciente

No dizer do próprio autor, o pensador e humanista Carlos Bernardo González Pecotche, Logosofia Ciência e Método é um livro de estudo que abre rumos seguros ao encaminhamento da atenção para os grandes objetivos prefixados pela Logosofia: o conhecimento de si mesmo, dos semelhantes, dos mundos mental e metafísico, e, acima de tudo, o acercamento à Sabedoria Eterna, pelo enriquecimento da consciência e pela elevação do espírito até sua verdadeira e integral formação, determinada pela conexão do homem com o seu criador mediante a identificação ente o espírito e o ente físico ou alma.

Através de um prólogo, nove lições e uma parte final, destacam-se as que tratam do Sistema Mental, do Sistema Sensível e do Método Logosófico que conformam precisas orientações para que o estudante possa tomar o fio da própria evolução e conscientemente realizá-la a partir de uma rigorosa revisão de conceitos admitidos sem prévia análise, tais como os de vida, morte, Deus, existência, entre tantos outros que podem se transformar em preconceitos que acorrentam a inteligência e aprisionam o espírito, impedindo-lhe de pensar com liberdade.

Diferentemente da ciência corrente e da filosofia que buscam a verdade friamente, o estudo parte da que está mais próxima que é o próprio indivíduo que, ao conhecer-se, poderá formular um plano de mudanças, transformações que lhe permitam deixar de ser o que é para ser uma pessoa melhor.

O original método caracteriza-se por duas partes distintas que se complementam: a individual, no inviolável mundo interno que se pode conhecer e ampliar, e o coletivo, campo experimental de convivência insubstituível. Para o autor, a convivência é uma grande oportunidade que se tem no decorrer da vida. E nela se desenham duas outras: não incomodar as outras pessoas e não se deixar incomodar, o que haverá de nos colocar defronte dos nossos defeitos com o intuito de superá-los, eliminá-los. Todos têm muito que aprender com os seus semelhantes na importante experiência do relacionamento humano com parentes, amigos e na sociedade como um todo. A inteligência humana deveria privilegiar a convivência harmônica entre as pessoas, que mesmo utilizando a mesma linguagem não se entendem.

Na parte final, destaca-se o ápice do grande caminho evolutivo proposto pelo método que aproxima o ser humano da Grande Verdade, o Deus mesmo, raiz e origem do ser humano. E conclui: de modo que, buscando-se cada um a si mesmo, encontrará no final de sua busca a seu próprio Criador, e se converterá, ao identificar-se com Ele, em criador de si mesmo e em colaborador direto da Criação.

Nagib Anderáos Neto

www.logosofia.org.br

www.nagibanderaos.com.br