O país das maravilhas de Alice

Por algum tempo me hesitei a perguntar o que era literatura, e qual a sua função na imaginação sã de uma pessoa. Ela nos prende aos seus moldes de suas histórias.

Quem não há de conhecer o país das maravilhas de Alice? Seu encanto e inocência de criança nos fazem viajar atrás do Coelho Branco, acreditar no jogo de chaves e tamanhos da menina, sua lagoa de lágrimas, sua conversa com animais e a presença em fatos estranhos são testemunhas das ações da fantasia e imaginação que a mente pode criar, usando artifícios da literatura.

O livro apresenta várias das características simbólicas lingüísticas, há persistentes paródias sobre poemas antigos e famosos do tempo do autor.

Alice é uma menina normal como qualquer outra, apenas vive um sonho e acredita estar nele, o qual é, o enredo propriamente dito. O estopim para despertar sua imaginação é representado pelo Coelho Branco, a curiosidade da menina a faz mergulhar no mundo, onde só sua gatinha Dinah, pudera acreditar. O encontro com a Lagarta Azul, uma das passagens mais subjetivas do livro, é um jogo de palavras e reações que fazem a menina agir com clareza a respeito da vida, simbolizada pela sua altura, bastante comentada ao longo do livro. O gato de Cheshire, representa a consciência de Alice, ele fala e age de maneira dúbia, existe nele uma significação opaca,o qual a deixa confusa.

Mas ela o entende em sua maioria, pois ele é sua consciência e seu guia para o caminho "de casa" na história. Outros personagens que mexem com a inteligência da menina são o Chapeliro e a Lebre de Março demontrando a extrema confusão e falta de entendimento entre as personagens, já que é um sonho transformado em realidade, além disso a passagem ilustra hábitos do contexto histórico-político da obra, o chá da Inglaterra vitoriana aparece em lugar de destaque nesta categoria.

Agora a história se transfere para o reino da Rainha de Copas e o Rei e seus soldados, não mais do que cartas de baralho, no desfecho da trama acontece um julgamento, diremos que literário,mostrando a capacidade da literatura, repsentada pelo sonho, em trasformar a realidade em qualquer pessoa.

Assim como a corrida atrás de Alice e o avanço dos soldados à menina a faz despertar para o mundo real, deitada sobre o colo de sua irmã e acordando para a hora do chá.

Ivan Reis
Enviado por Ivan Reis em 20/05/2006
Código do texto: T159599