Lançamento do Livros à Espera do Leitor

Lançamento do Livros à Espera do Leitor de autoria de Neide Medeiros Santos- 29-08-2009

Por maria do socorro cardoso xavier

Mais uma bem sucedida edição da professora e escritora Neide Medeiros Santos. “Livros à Espera do Leitor”.Aconteceu no Zarinha Centro de Cultura pela própria Editora Zarinha, às 18,30 horas, cerimonial por gente da administração do Centro, Francisco Fernandes. Neide Medeiros apresentou seu livro falando dos objetivos da obra bem como destacou 3 de suas paixões: a cultura, a poesia e a literatura infantil. Este seu livro é uma orientação de leituras. Agradeceu carinhosamente aos presentes pela cumplicidade ao longo de suas atividades intelectuais. Em seguida uma sua ex-aluna que também curte a literatura infanto-juvenil, Denise Alencar teceu considerações sobre a professora Neide, ressaltando suas qualidades profissionais.

Não houve composição de mesa e isto é muito bom, pois evita-se aquela formalidade já saturada nos lançamentos e eventos. O livro possui 182 páginas, capa bonita, com orelha e algumas opiniões de pessoas que visitam seu blog. Neide Medeiros Santos é professora aposentada da UFPB, doutora em Estudos Literários pela UNESP e Mestre em Teoria Literária pela UFPE, graduada em letras pela FURNE/UEPB. Ama sua profissão de professora, tudo faz é com dedicação. Nasceu em Jardim do Seridó no Rio Grande do Norte, ms radicada e criou raízes há muito em Campina Grande e João Pessoa onde reside há tempo. Escreveu e publicou outros livros nesta sua área de pesquisa: A Hora e a vez da Literatura Infantil em 2000 e Guriatã, uma Viagem Mítica ao País Paraíso em 2005.

Foi co-organizadora de livros sobre Vida e Obra e Morte de Augusto dos Anjos (poeta paraibano), de grande fôlego tal pesquisa a partir de um projeto financiado, de parceria com a doutora em letras Maria do Socorro da Silva Aragão e Ana Izabel de Souza Leão Andrade. (As três pertencem a ALANE- Núcleo Paraíba). As duas primeiras fazem parte da diretoria atual. Neide é também articulista do Jornal o Norte.

Das pessoas que conheço estavam presentes entre outras: Joacil de Britto Pereira (Presidente da Fundação Joacil de Britto Pereira); José Jackson Carneiro de Carvalho (Presidente da Academia de Filosofia da Paraíba); Joaquim Osterne Carneiro (Presidente da Alane) Cremilda Torres Pereira (Presidente do Arquivo Professor Afonso Pereira); Balila Palmeira (Presidente da Academia Feminina de Letras); Natércia Suassuna Dutra (Presidente do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica); Adauto Ramos (do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica); Luiz Fernandes da Silva (Editor do Alternativo cultural Correio de Poesia); Maria do Socorro da Silva Aragão (Secretária Geral da Alane);

Professor José Flávio Silva (professor de Filosofia da UFPB); Maria do Socorro Barbosa (escritora de literatura infantil e professora da UFPB); e médico Astênio Cezar Fernandes; William Costa (Jornalista de O Norte); Editor Pontes da Silva; Carlos Azevedo (escritor e arqueólogo); Afrânio de Aragão (jurista e professor da UFPB); Poeta Lindalva Xavier Amaro; Nazareth Xavier (odontóloga e escritora); Maria Augusta Carneiro; Otávio Pontes (fez a editoração do livro); João Batista B. de Brrito (Professor da área de Letras da UFPB); Poeta e crítico literário Sérgio de Castro Pinto; Nereu Pereira dos Santos (promotor de justiça, esposo de Neide), filhas e netos do casal prestigiaram o lançamento da autora.

Ao terminar o lançamento foram convidados os presentes a visitar Galeria de arte do Zarinha Centro de Cultura onde se expunha uma bela coleção de artes plásticas do artista Hermano José, “inauguração e retrospectiva de 1940-2009”, em exposição desde o dia 27 deste. Em seguida voltamos à sala da biblioteca do Zarinha para os autógrafos pela escritora Neide e ali foi servido salgadinhos e refrigerante aos presentes, sem garçom, todos iam as mesinhas e se serviam.

Vale a pensa adquirir o livro de Neide Medeiros Santos! Abraços de parabéns para esta singular escritora e pesquisadora e Parabéns ao Zarinha Centro de Cultura. Lá é um ambiente acolhedor e bem instalado.

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 30/08/2009
Código do texto: T1782841