LIVROS & GENTE

LIVROS & GENTE

Por: m.s. cardoso xavier

Ontem na Academia Paraibana de Letras foram lançados duas importantes obras:

Uma Coletânea “Armando Souto Maior: Um professor sempre Mestre” – organizado por Douglas Apratto Tenório, (de Maceió) José Octávio de Arruda Melo (de João Pessoa) e Vamireh Chacon (de Recife-PE). Com 96 páginas trazendo o selo do CESMAC E UFAL

Desta Coletânea participam com trabalhos: Douglas Apratto Tenório, José Octávio de Arruda Mello, Vamireh Chacon, Diana Soares Galiza, Josefa Gomes de Almeida e Silva, Terezinha Alves de Oliva, Glauce Maria Navarro Burity, Elza Regis de Oliveira, Marlene da Silva Mariz, José Luiz Mota Menezes e Martha Falcão de Carvalho e Morais Santana.

Uma de suas ex-alunas a professora universitária e historiadora Josefa Gomes de Almeida e Silva inserta na Coletânea com valioso trabalho não foi possível comparecer ao lançamento, reside em Campina Grande. Foi aluna do professor Armando Souto Maior na graduação e pós-graduação. Também faltaram: Vamireh Chacon, Terezinha Alves Oliva e José Luiz Mota Menezes,

A outra obra foi belamente ilustrada “Cartofilia Alagoana – Redescobrindo o Passado- 2ª. Edição de autoria de Douglas Apratto Tenório, Carmem Lúcia Dantas e como ensaio de Elysio de Oliveira Belchior. Um primor de obra, uma edição caprichada, a partir de cartões postais de diversas épocas.

A antologia sobre o Professor e historiador pernambucano Armando Souto Maior consta de trabalhos-depoimentos acerca daquele ícone da historiografia pernambucana, dada por ex-alunos tanto da graduação quanto da pós da Universidade Federal de Pernambuco e Católica, que a partir da convivência no âmbito profissional e acadêmico souberam admirar suas reconhecidas qualidades plurais. Dos ex-aluno insertos na antologia estavam presentes: intelectual Douglas Apratto Tenório; professora universitária Martha Falcão de Santana. Professora universitária Elza Regis que usou da palavra e teceu considerações pertinentes sobre a importante obra de Armando Souto Maior, “Quebra Quilos- lutas sociais no outono do Império”, chamando atenção para o marco teórico metodológico da obra. Nesta o historiador utiliza as categorias de Estrutura e conjuntura e chama atenção para a crise econômica do Império. Enfim uma excelente obra do historiador Armando Souto Maior.

Usou da palavra o intelectual Douglas Apratto Tenório tecendo considerações valiosas acerca do autor de obras historiográficas Armando Souto Maior. Foi revelado pelos que o conheciam que o professor Armando Souto Maior abraçara ns últimas décadas de vida, o Espiritismo Kardecista.

A mesa fora composta pelas seguintes pessoas: o Presidente da Academia Paraibana de Letras, Juarez Farias; o intelectual Douglas Apratto Tenório; Humberto Fonseca de Lucena, vice- presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, no momento presidente, (devido o estado de saúde do presidente Luiz Hugo Guimarães); João Sampaio presidente do Cesmac (centro universitário) de Maceió, patrocinador da Coletânea sobre Armando Souto ora lançada; historiador José Octávio de Arruda Mello que também usou da palavra.

Estavam presentes no auditório além dos já citados a professora Diana Soares Galiza, o escritor e acadêmico Joacil de Britto Pereira (presidente da Fundação Cultural Joacil de Britto Pereira), poeta Ricardo Bezerra (Presidente da UBE-PB); Joaquim Osterne Carneiro (presidente da ALANE); Maria José Lopes (secretária da UBE); Carlos Antonio de Moraes (esposo da professora Martha Falcão); Laércio Monteiro, diretor financeiro da Cesmac de Maceió, tantos outras pessoas que não conheço.

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 09/10/2009
Código do texto: T1857119