Pero de Magalhães Gandavo- autor Guilherme Gomes da Silveira d'Àvila Lins

Lançamento de dois Livros de teor histórico do escritor Guilherme Gomes da Silveira d’Ávila Lins:

Ontem dia 30 de março de 2010, às 18, 30 horas ocorreu na sede da Academia Paraibana de Letras da cidade de João Pessoa, os lançamentos de dois livros importantes do escritor, pesquisador, historiador Guilherme Gomes da Silveira d’Ávila Lins.

Pero de Magalhães Gandavo, livro que para escrevê-lo o autor disseca através de sua acurada pesquisa histórica, nas fontes mais autênticas, analisados os manuscritos tardios de época. Pero de Magalhães Gandavo foi autor da primeira obra sobre ortografia da língua portuguesa e da primeira História do Brasil. Gandavo fora redescoberto por este historiador de proa da atualidade paraibana. Um dos maiores estudiosos e conhecedor do tema enfocado nos livros.

O livro trás o prefácio do escritor Joacil de Britto Pereira e

fora apresentado pelo crítico literário e membro como acadêmico da Academia Paraibana de Letras, Hildeberto Barbosa Filho que com profundidade analisou a obra de Guilherme, em seus detalhes epistemológicos, factual e exegético. O autor se iguala aos historiadores do passado, Horácio de Almeida, Átila de Almeida. Boa leitura, ética da pesquisa e do conhecimento. Foi ressaltado no autor sua capacidade inaudita, o dom raro da pesquisa histórica. O livro trás também o posfácio do professor Hildeberto.

No final o discurso do autor, bonito discurso entre razão e emoção, como o próprio falou desarmado de tinta e papel, para deixar fluir a emoção do momento. Frisa a história do livro: tipografia da metade do século XVI, XVII depois Gandavo cai no esquecimento. Dois textos primitivos à Rainha Catarina e ao Infante Dom Henrique. A História da Província de Santa Cruz, Tratado da Terra do Brasil. O autor descobre em suas pesquisas que Gandavo tinha origem flamenga.

O autor pesquisador Guilherme d’Ávila Lins aproveitou o ensejo para fazer uma homenagem ao editor Pontes da Silva falecido recentemente, pelo que muito amava os livros e edição de revistas e pelo elo de amizade duradoura entre ambos. Citou a nível nacional dois grandes amantes de livros e leituras Mindley e Borba Filho e que um ao morrer doou sua imensa biblioteca ao outro.

Os livros foram editados pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2009.

O livro é oferecido á memória do historiador João Capistrano Honório de Abreu e Manuel Said Ali (este mestre da gramática da língua portuguesa).

O auditório da APP estava repleto de intelectuais, escritores, poetas e outros amantes dos bons eventos culturais. A mesa composta pelos seguintes: Juarez Farias (Presidente da APP); Professor Jackson Carvalho (Presidente da Academia de Filosofia); Antonio Carneiro Arnaud (médico); Humberto Fonseca (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano); Joaquim Osterne Carneiro (Presidente da ALANE, núcleo Paraíba); Ricardo Bezerra (Presidente da UBE-secção da Paraíba); Davi Fernandes (professor editor da UFPB) e mais duas pessoas que não me recordo o nome.

O Presidente Da APP elogiou os trabalhos ali apresentados, agradeceu a presença de todos e convidou para um coquetel no jardim de academus. Foi um bonito evento!

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 31/03/2010
Código do texto: T2169812