O Fator Melquisedeque - Resenha

RESENHA: O FATOR MELQUISEDEQUE

O Testemunho de Deus nas culturas através do mundo

Autor: Don Richardson

Quanto mais procuro conhecer do Deus a quem sirvo, cada vez mais me maravilho pelo modus operandi que Ele emprega em cada circunstância. Sem nunca nos deixar sem resposta e, de acordo a obra que nos comissionou, Ele, não só nos dará o rumo e o método a empregarmos, mas também preparará o campo para que possamos com júbilo colher o que com lágrimas semearmos.

Nenhum povo ou raça ficará sem desculpa diante dele, no grande dia, por nunca ninguém ter-lhes anunciado o Evangelho! Em cada povo Deus implantou-lhe a semente que o conduziria à busca do Deus verdadeiro; mesmo que Seus servos não se movam e recebam o chamado para ir aos perdidos, aos povos distantes e lhes anunciar o Seu Reino. Estes não terão desculpas pois, além de os capacitar, o Senhor há muito tempo tem criado pontes culturais para auxiliar os Seus servos na comissão de anunciar o Reino dos Céus. A isto, Don Richardson chamou de “o fator Mequisedeque”.

Don nos demonstra que em cada cultura, o Deus Altíssimo (El Ellyon) levantou um profeta, servo Seu, que preparasse o povo para a chegada das boas novas e recuperando “o livro perdido” do “único Deus verdadeiro”. Até do “livro” e do “Único Filho” deu testemunho. Faz-me lembrar da “voz do que clama no deserto” endireitando as veredas para a chegada do Messias Salvador (Lc 3:4b). Em contrapartida, o inimigo tem enviado os seus mensageiros que têm implantado o “fator Sodoma”, levando o povo a se tornar politeístas. As muitas evidências do “fator Melquisedeque” entre todos os povos me empolgaram, mas três deles me chamaram a atenção: o testemunho de “Viracocha - o Criador onipotente de todas as coisas”, por Pachacuti, rei de Machu Picchu (povo Inca), a profecia de Pathiam e o “livro de Y'wa”, e a busca incessante de K Tchah-byu, entre os karen (povo entre a Índia e Birmânia) e Shang-Ti / Hananim. entre os chineses e coreanos.

Cada povo adotou um nome conforme a sua língua e cultura que expressa a idéia do Único Deus Verdadeiro, criador e mantenedor de todas as coisas. É lamentável, que todos esses povos tenham recebido a revelação direta de Deus, não de forma exclusiva, mas inclusiva. Mas apenas aos reis e nobres podiam buscar ao Deus Único e Verdadeiro. Só eles podiam buscá-LO e servi-LO, enquanto os demais ficavam privados desse contato, dando-lhes margem a buscarem outros deuses. Este livro é um despertamento para Igreja do Senhor para ir colher os frutos que o Senhor, de antemão já os preparou para a colheita.

Então, mãos à obra!

Autor: João Bosco Rolim Esmeraldo

Acadêmico de Teologia – CETREM - JN-CE

BIBLIOGRAFIA:

RICHRADSON, Don, 1935 – O fator Mesquisedeque : O Testemunho de Deus nas culturas através do mundo : tradução Neyd Siqueira – São Paulo – Vida Nova : 1995.

Obs.: Don Richardson (nascido em 1935) é um canadense Cristão missionário, professor, autor e palestrante internacional, que trabalhou entre os povos tribais do oeste da Nova Guiné, na Indonésia. Ele argumenta em seus escritos que, escondido entre as culturas tribais, geralmente há alguns práticas ou entendimentos, que ele chama de "analogias redentora", que pode ser usado para ilustrar o significado do Evangelho Cristão, contextualizando a representação Bíblica da encarnação de Jesus (Wikipedia [http://en.wikipedia.org/wiki/Don_Richardson_(missionary)]).

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 26/07/2010
Reeditado em 22/11/2011
Código do texto: T2399982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.