Núbio Brito estréia no mundo da literatura com um livro de memórias

Com uma folha respeitável de serviços prestados à imprensa tocantinense, o jornalista, Núbio Brita decidiu colocar em prática um sonho acalentado durante muitos anos: a publicação de um livro de memórias, cujo personagem central é o seu pai, Rômulo Leitão Brito, 78 anos, uma figura emblemática, pioneiro de Gurupi, cidade localizada na região Sul do Estado de Tocantins.

Em Tranqueira – Memórias de meu velho pai, Núbio Brito faz um registro de memórias com resgate da expressão cultural e regional, com parte da obra narrada em episódios ocorridos na fazenda Tranqueira, em Alto Parnaíba (MA). Mas como a família Brito vive em Gurupi desde os idos de 1955, o autor também buscou retratar fatos e imagens históricas dessa cidade. Foi um trabalho árduo de pesquisa, iniciada em 2004, quando do retorno de seu pai à fazenda Tranqueira, isso, após 50 anos de sua partida.

A noite de autógrafoa já tem data marcada: será no dia 17 de setembro, a partir das 19h30, no Centro Cultural Mauro Cunha (Av. Maranhão, 1507 – Setor Central – Gurupi – TO).

Para Alexandre Peixoto, professor de Letras do Centro Universitário UnirG, Núbio conseguiu o que poucos autores remonados conseguiram, ou seja, colocar a poesia em prosa, confessando que raros formam os casos em que presenciou a poesia ser colocada de forma tão pura e simples.

O autor

Tocantinense de Gurupi, Núbio Brito, 51, é filho de pecuaristas e desde criança teve contato com a terra. Foi também no interior que conseguiu o primeiro emprego como vendedor de discos e fotógrafo em loja de primos.

Atualmente, o autor trabalha como Diretor de Comunicação da Prefeitura de Porto Nacional (TO). Foi o responsável pela implantação do programa Esporte em Revista na Rádio Araguaia FM, de Gurupi. Na TV Anhanguera (afiliada da Rede Globo), além de produtor executivo e editor foi o segundo apresentador do Jornal Anhanguera e incentivador da implantação do Globo Esporte Tocantins. Após quatro anos dirigiu a TV Real (SBT) em Palmas – TO. Um ano depois ingressou na Comunicatins, hoje Redesat (Rede Cultura), onde trabalhou como coordenador de jornalismo por vários anos.

Com a busca pela inovação, editou o jornal Gazeta Esportiva do Tocantins o primeiro impresso especializado em esporte no Estado, no qual trabalhei como seu repórter. Núbio Brito também lançou a Revista Sports do Tocantins. Em 2007 começou a versejar suas atenções ao jornalismo on line, e criou o portal de noticias Fatos i Fotos em parceria com seus filhos.

Tranqueira – Memórias de meu velho pai, foi publicado pela CIR Gráfica e Editora, de Goiânia, possui 237 páginas.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 20/08/2010
Código do texto: T2449514
Classificação de conteúdo: seguro