O que é aprender?
Aprender não é um bicho-de-sete-cabeças
Autor: Wilson Correia
Coordenação da coleção: Sérgio Simka
Aprender é um processo que significa tomar para si a informação, o conhecimento ou o saber mobilizado na vida e na escola, em ambientes formais e informais nos quais ocorrem atividades de formação e educação.
Se o “saber” não for consistente em cada pessoa, de que valerão o “ser” e o “ter” aos quais ela pode se dedicar? Ao buscar elaborar uma maneira detalhada de se estudar de modo significativo, este livro propõe a tese de que “Aprender não é um Bicho-de-sete-cabeças”.
O presente livro também se dedica a apresentar uma metodologia eficiente para os atos de estudar e aprender, fundado numa concepção de formação que visa a fazer com que o aprendiz estude com propósito e se forme de maneira competente para a vida pessoal, profissional, cidadã e social.
SUMÁRIO
Introdução - 1
1 - De que preciso para aprender? - 7
1 Abastecer a estante - 9
2 Cuidar da ordem - 9
3 Estudar tudo - 10
4 Fazer revisões - 10
5 Funcionar equilibradamente - 11
6 Gerar sínteses - 11
7 Lembrar-se da saúde - 12
8 Automotivar-se - 12
9 Resolver problemas - 12
10 Traçar estratégias e táticas - 13
11 Ter amplitude de visão - 13
2 - Como planejar os estudos? - 15
12 O que é projeto? - 17
13 O que é programa? - 17
14 1ª Pergunta do projeto: “O que estudar?” - 18
15 2ª Pergunta do projeto: “Por que fazer esses estudos?” - 18
16 3ª Pergunta do projeto: “Para que estudar isso?” - 19
17 4ª Pergunta do projeto: “Como estudar?” - 20
18 5ª Pergunta do projeto: “Onde estudar?” - 20
19 Última pergunta do projeto: “Quando estudar?” - 21
3 - Comprometa-se - 23
20 Por que os estudantes fracassam? - 25
21 O que é comprometimento? - 25
22 O que o comprometimento não é - 26
23 O compromisso como sistema de crenças - 27
24 Entre o bom e o ótimo - 27
25 Comprometimento é mesmo para quem? - 28
26 O comprometimento é muito mais - 28
4 - Levar os estudos a sério - 31
27 A importância da seriedade - 33
28 Levar os estudos a sério ou ser sério? - 33
29 Competitividade ou cooperação? - 34
30 Salvaguardar a própria humanidade - 35
31 O estudante não é um autômato - 36
32 O que importa na vida estudantil - 36
5 - Aproveite o tempo - 39
33 Colher o dia - 41
34 Mapeando as prioridades - 41
35 Um exemplo de como não usar o tempo - 43
36 O relógio não deve ser senhor de ninguém - 44
37 Manter os estudos em dia - 44
6 - Evite a reclamação - 47
38 Quando o não aprender é problema? - 49
39 A saída para quem tem problemas de aprendizagem - 49
40 O reclamar por reclamar - 50
41 Evitar os lamentadores - 50
42 Saber onde pisa - 51
43 Avalie-se sob critérios racionais - 51
44 Para evitar reclamação - 52
7 - E a vontade de parar? - 55
45 O jovem não gosta de estudar? - 57
46 Parar de estudar? - 57
47 Ser ou existir? - 58
48 Uma ideia interessante - 59
49 Prevenindo a desistência dos estudos - 60
8 - Use a etiqueta - 63
50 O estudante pode aperfeiçoar-se - 65
51 Usar a etiqueta é ser cidadão? - 65
52 A etiqueta embeleza as relações humanas - 66
53 Entre a luta e a troca - 67
54 A etiqueta pode ser reavivada - 68
9 - Seja autêntico - 71
55 O que a poesia e a filosofia têm a ensinar? - 73
56 A autenticidade é um desafio - 74
57 Não é pouca coisa - 74
58 A mentira é uma forma de prisão - 75
59 Ser autêntico é ser revolucionário - 75
60 Vale a pena ser autêntico - 76
10 - Entusiasme-se - 79
61 É chato viver morto - 81
62 O entusiasmado é otimista? - 81
63 Entusiasmo é autoafirmação - 82
64 Quem são as pessoas interessantes? - 83
65 Qual é o caminho do estudante? - 83
11 - Como estudar? - 87
66 A concentração - 89
67 A internet é ferramenta - 89
68 Encontrando o livro certo - 90
69 Estudar documentando - 90
70 Fazer anotações - 91
71 Lidar com o vocabulário - 91
72 O duvidar - 92
73 O ter certeza - 92
74 Praticar autoavaliações - 93
75 Seguir o próprio ritmo - 93
12 - Como aprendemos? - 95
76 Tipos de aula - 97
77 Antes da aula - 97
78 Durante a aula - 98
79 Depois da aula - 98
80 Manter o aprendizado contínuo - 99
81 O que justifica o ato de estudar? - 99
82 Como reavivar o gosto pelos estudos? - 100
13 - Ler, escrever e debater - 103
83 A dica de Rilke - 105
84 A boa formação - 105
85 Por que lemos pouco? - 106
86 O que é preciso para escrever? - 106
87 Ler muito ajuda a escrever bem? - 107
88 A função do debate na vida estudantil - 107
89 Há lugar para a educação integral? - 108
90 Ler, escrever e debater podem ser melhorados - 108
14 - Teoria, prática ou práxis? - 111
91 O que é teoria? - 113
92 O que é prática? - 113
93 O que é práxis? - 114
94 Teoria, prática e o aprender a aprender - 114
95 Para que serve a relação pedagógica? - 115
96 É possível comer do próprio pão? - 115
97 Em nome do mutualismo pedagógico - 116
15 - A comunicação eficaz - 119
98 O que é comunicação? - 121
99 Como planejar a apresentação oral? - 121
100 Como se preparar para executar a fala? - 122
101 Fazer o conhecimento circular - 123
102 O que é essencial em uma boa comunicação? - 123
16 - Participação em eventos científicos - 127
103 Superando o “aulismo” - 129
104 A divulgação científica - 129
105 O que é uma conferência? - 129
106 O que são congresso e simpósio? - 130
107 O que é um colóquio? - 130
108 O que são encontro, fórum e seminário? - 130
109 O que é lançamento? - 130
110 O que é mesa-redonda? - 131
111 O que são palestra, oficina e workshop? - 131
112 Como participar de eventos científicos? - 131
113 Os eventos enriquecem o currículo? - 131
114 Diversificar o currículo - 132
115 Dicas valiosas sobre os eventos - 132
17 - O projeto de pesquisa - 135
116 O que é projeto de pesquisa? - 137
117 Como dispor os elementos pré-textuais? - 137
118 Elementos textuais: como fazer a introdução? - 138
119 Elementos textuais: como fazer a justificativa? - 138
120 Elementos textuais: como elaborar os objetivos? - 139
121 Elementos textuais: como descrever a metodologia? - 139
122 Elementos textuais: como fazer o cronograma? - 140
123 Elementos pós-textuais: as referências bibliográficas - 140
124 Elementos pós-textuais: apêndices e anexos - 141
125 Para que serve um projeto de pesquisa? - 141
18 - Trabalhos acadêmicos - 143
126 O que são trabalhos acadêmicos? - 145
127 O que é trabalho didático? - 145
128 Trabalhos acadêmicos: elementos pré-textuais - 146
129 Trabalhos acadêmicos: elementos textuais - 148
130 Trabalhos acadêmicos: elementos pós-textuais - 149
131 O que são citações diretas e indiretas? - 150
132 Valor dos trabalhos acadêmicos - 150
133 Dicas de ouro sobre trabalhos acadêmicos - 151
19 - Trabalhos de divulgação científica - 153
134 O que é divulgação científica? - 155
135 O que é comunicação científica? - 155
136 O que é artigo científico? - 156
137 O que é informe científico? - 156
138 O que é minicurso? - 157
139 O que são oficina e poster? - 157
140 O que é resenha crítica? - 158
141 Divulgar é semear - 159
20 - Seja um estudante ético - 161
142 O que é ética? - 163
143 O valor da constância - 163
144 Viver a empatia - 163
145 Praticar a equidade - 164
146 Viver em equilíbrio - 164
147 Ter foco no humanismo - 165
148 Abraçar a ousadia - 165
149 Perseguir a perfectibilidade - 165
150 Vida boa com boa vida? - 166
Conclusão - 169
Bibliografia - 175
Webgrafia - 181
Índice - 187
O Autor - 197
COMO ADQUIRIR?
Editora Ciência Moderna
lcm@Lcm.com.br
Fone (21)2201-6662/2201-6998
Fax:2201-6896