O que é aprender?

Aprender não é um bicho-de-sete-cabeças

Autor: Wilson Correia

Coordenação da coleção: Sérgio Simka

Aprender é um processo que significa tomar para si a informação, o conhecimento ou o saber mobilizado na vida e na escola, em ambientes formais e informais nos quais ocorrem atividades de formação e educação.

Se o “saber” não for consistente em cada pessoa, de que valerão o “ser” e o “ter” aos quais ela pode se dedicar? Ao buscar elaborar uma maneira detalhada de se estudar de modo significativo, este livro propõe a tese de que “Aprender não é um Bicho-de-sete-cabeças”.

O presente livro também se dedica a apresentar uma metodologia eficiente para os atos de estudar e aprender, fundado numa concepção de formação que visa a fazer com que o aprendiz estude com propósito e se forme de maneira competente para a vida pessoal, profissional, cidadã e social.

SUMÁRIO

Introdução - 1

1 - De que preciso para aprender? - 7

1 Abastecer a estante - 9

2 Cuidar da ordem - 9

3 Estudar tudo - 10

4 Fazer revisões - 10

5 Funcionar equilibradamente - 11

6 Gerar sínteses - 11

7 Lembrar-se da saúde - 12

8 Automotivar-se - 12

9 Resolver problemas - 12

10 Traçar estratégias e táticas - 13

11 Ter amplitude de visão - 13

2 - Como planejar os estudos? - 15

12 O que é projeto? - 17

13 O que é programa? - 17

14 1ª Pergunta do projeto: “O que estudar?” - 18

15 2ª Pergunta do projeto: “Por que fazer esses estudos?” - 18

16 3ª Pergunta do projeto: “Para que estudar isso?” - 19

17 4ª Pergunta do projeto: “Como estudar?” - 20

18 5ª Pergunta do projeto: “Onde estudar?” - 20

19 Última pergunta do projeto: “Quando estudar?” - 21

3 - Comprometa-se - 23

20 Por que os estudantes fracassam? - 25

21 O que é comprometimento? - 25

22 O que o comprometimento não é - 26

23 O compromisso como sistema de crenças - 27

24 Entre o bom e o ótimo - 27

25 Comprometimento é mesmo para quem? - 28

26 O comprometimento é muito mais - 28

4 - Levar os estudos a sério - 31

27 A importância da seriedade - 33

28 Levar os estudos a sério ou ser sério? - 33

29 Competitividade ou cooperação? - 34

30 Salvaguardar a própria humanidade - 35

31 O estudante não é um autômato - 36

32 O que importa na vida estudantil - 36

5 - Aproveite o tempo - 39

33 Colher o dia - 41

34 Mapeando as prioridades - 41

35 Um exemplo de como não usar o tempo - 43

36 O relógio não deve ser senhor de ninguém - 44

37 Manter os estudos em dia - 44

6 - Evite a reclamação - 47

38 Quando o não aprender é problema? - 49

39 A saída para quem tem problemas de aprendizagem - 49

40 O reclamar por reclamar - 50

41 Evitar os lamentadores - 50

42 Saber onde pisa - 51

43 Avalie-se sob critérios racionais - 51

44 Para evitar reclamação - 52

7 - E a vontade de parar? - 55

45 O jovem não gosta de estudar? - 57

46 Parar de estudar? - 57

47 Ser ou existir? - 58

48 Uma ideia interessante - 59

49 Prevenindo a desistência dos estudos - 60

8 - Use a etiqueta - 63

50 O estudante pode aperfeiçoar-se - 65

51 Usar a etiqueta é ser cidadão? - 65

52 A etiqueta embeleza as relações humanas - 66

53 Entre a luta e a troca - 67

54 A etiqueta pode ser reavivada - 68

9 - Seja autêntico - 71

55 O que a poesia e a filosofia têm a ensinar? - 73

56 A autenticidade é um desafio - 74

57 Não é pouca coisa - 74

58 A mentira é uma forma de prisão - 75

59 Ser autêntico é ser revolucionário - 75

60 Vale a pena ser autêntico - 76

10 - Entusiasme-se - 79

61 É chato viver morto - 81

62 O entusiasmado é otimista? - 81

63 Entusiasmo é autoafirmação - 82

64 Quem são as pessoas interessantes? - 83

65 Qual é o caminho do estudante? - 83

11 - Como estudar? - 87

66 A concentração - 89

67 A internet é ferramenta - 89

68 Encontrando o livro certo - 90

69 Estudar documentando - 90

70 Fazer anotações - 91

71 Lidar com o vocabulário - 91

72 O duvidar - 92

73 O ter certeza - 92

74 Praticar autoavaliações - 93

75 Seguir o próprio ritmo - 93

12 - Como aprendemos? - 95

76 Tipos de aula - 97

77 Antes da aula - 97

78 Durante a aula - 98

79 Depois da aula - 98

80 Manter o aprendizado contínuo - 99

81 O que justifica o ato de estudar? - 99

82 Como reavivar o gosto pelos estudos? - 100

13 - Ler, escrever e debater - 103

83 A dica de Rilke - 105

84 A boa formação - 105

85 Por que lemos pouco? - 106

86 O que é preciso para escrever? - 106

87 Ler muito ajuda a escrever bem? - 107

88 A função do debate na vida estudantil - 107

89 Há lugar para a educação integral? - 108

90 Ler, escrever e debater podem ser melhorados - 108

14 - Teoria, prática ou práxis? - 111

91 O que é teoria? - 113

92 O que é prática? - 113

93 O que é práxis? - 114

94 Teoria, prática e o aprender a aprender - 114

95 Para que serve a relação pedagógica? - 115

96 É possível comer do próprio pão? - 115

97 Em nome do mutualismo pedagógico - 116

15 - A comunicação eficaz - 119

98 O que é comunicação? - 121

99 Como planejar a apresentação oral? - 121

100 Como se preparar para executar a fala? - 122

101 Fazer o conhecimento circular - 123

102 O que é essencial em uma boa comunicação? - 123

16 - Participação em eventos científicos - 127

103 Superando o “aulismo” - 129

104 A divulgação científica - 129

105 O que é uma conferência? - 129

106 O que são congresso e simpósio? - 130

107 O que é um colóquio? - 130

108 O que são encontro, fórum e seminário? - 130

109 O que é lançamento? - 130

110 O que é mesa-redonda? - 131

111 O que são palestra, oficina e workshop? - 131

112 Como participar de eventos científicos? - 131

113 Os eventos enriquecem o currículo? - 131

114 Diversificar o currículo - 132

115 Dicas valiosas sobre os eventos - 132

17 - O projeto de pesquisa - 135

116 O que é projeto de pesquisa? - 137

117 Como dispor os elementos pré-textuais? - 137

118 Elementos textuais: como fazer a introdução? - 138

119 Elementos textuais: como fazer a justificativa? - 138

120 Elementos textuais: como elaborar os objetivos? - 139

121 Elementos textuais: como descrever a metodologia? - 139

122 Elementos textuais: como fazer o cronograma? - 140

123 Elementos pós-textuais: as referências bibliográficas - 140

124 Elementos pós-textuais: apêndices e anexos - 141

125 Para que serve um projeto de pesquisa? - 141

18 - Trabalhos acadêmicos - 143

126 O que são trabalhos acadêmicos? - 145

127 O que é trabalho didático? - 145

128 Trabalhos acadêmicos: elementos pré-textuais - 146

129 Trabalhos acadêmicos: elementos textuais - 148

130 Trabalhos acadêmicos: elementos pós-textuais - 149

131 O que são citações diretas e indiretas? - 150

132 Valor dos trabalhos acadêmicos - 150

133 Dicas de ouro sobre trabalhos acadêmicos - 151

19 - Trabalhos de divulgação científica - 153

134 O que é divulgação científica? - 155

135 O que é comunicação científica? - 155

136 O que é artigo científico? - 156

137 O que é informe científico? - 156

138 O que é minicurso? - 157

139 O que são oficina e poster? - 157

140 O que é resenha crítica? - 158

141 Divulgar é semear - 159

20 - Seja um estudante ético - 161

142 O que é ética? - 163

143 O valor da constância - 163

144 Viver a empatia - 163

145 Praticar a equidade - 164

146 Viver em equilíbrio - 164

147 Ter foco no humanismo - 165

148 Abraçar a ousadia - 165

149 Perseguir a perfectibilidade - 165

150 Vida boa com boa vida? - 166

Conclusão - 169

Bibliografia - 175

Webgrafia - 181

Índice - 187

O Autor - 197

COMO ADQUIRIR?

Editora Ciência Moderna

lcm@Lcm.com.br

Fone (21)2201-6662/2201-6998

Fax:2201-6896