Oratória para advogados e estudantes de Direito

Oratória para advogados e estudantes de Direito, de Reinaldo Polito. Editora Saraiva, 2008, 247 páginas.

Esse livro, segundo seu autor, foi escrito a partir de sua obra “Seja um ótimo orador” e foi cuidadosamente reformulado e adaptado para ser usado preferencialmente por profissionais e estudantes da área do Direito. Baseado na larga experiência de Reinaldo Polito como orador e ministrante de treinamentos e cursos de oratória, o livro foi concebido e preparado a partir de conceitos testados na prática, e tem por objetivo aprimorar a habilidade de falar em público nas situações mais frequentes com as quais o estudante de Direito e o advogado deparar-se-ão ao longo de sua vida acadêmica e profissional.

De leitura fácil e agradável, o livro é bem diagramado, contém ilustrações que complementam o texto e, após a introdução, se divide em duas partes: a primeira trata, ao longo de cinco capítulos, dos atributos da boa oratória do advogado, e a segunda aborda, em oito capítulos, as técnicas de apresentação e as circunstâncias especiais. Ao final de cada parte há uma seção de exercícios de fixação, com as respostas, na sequência, e um prático resumo do conteúdo dos capítulos, para uma rápida referência, sempre que necessário. Complementando a introdução e as duas partes que o compõem, o livro contém uma seção intitulada “Proposta de trabalho”, com dicas para que os conceitos teóricos sejam imediatamente colocados em prática, e ainda, um “Questionário de autoavaliação”, para que o leitor possa perceber sua evolução passo a passo.

De início, o autor chama a atenção para a importância da arte de falar em público na vida do advogado, e o quanto o domínio da boa oratória pode representar de ganho no desempenho e sucesso desses profissionais.

O primeiro capítulo trata da credibilidade, requisito de suma importância para que o orador seja ouvido com atenção, interesse e respeito. Ensina o autor que a credibilidade somente pode ser conquistada se o orador, ao falar, o fizer com naturalidade; emoção e envolvimento; confiança; coerência; conhecimento e autoridade sobre o assunto, bem como cuidar de sua boa imagem, cultivando uma conduta pessoal exemplar.

Por ser a voz um dos principais meios pelo qual o orador passa sua mensagem, capítulo à parte é a ela dedicado, com orientações sobre o domínio da respiração; a colocação das palavras e a pronúncia; a entonação e a ênfase; a velocidade e a pausa etc. Polito discorre também sobre a questão do sotaque, que a muitos preocupa. Esclarece que todos nós apresentamos sotaque aos ouvidos de quem é de outro estado ou região, e que em certos casos pode-se usar essa característica a favor, ao passo que em determinadas situações ou circunstâncias o recomendável é que se trabalhe o sotaque no sentido de suavizá-lo, mas sem perder de vista a naturalidade. E orienta também quanto ao uso correto do microfone.

A importância do vocabulário também merece capítulo dedicado, onde o autor ensina como ampliar o vocabulário, já que quanto mais amplo e abrangente ele for, mais pronta, desenvolta e segura será a comunicação. Nesse sentido, discorre sobre o palavrão e a gíria: os termos incomuns: o chavão e as frases vulgares: o vocabulário técnico e a questão da importância de se manter a concentração ao falar.

Juntamente com a voz e a palavra, a expressão corporal é responsável – quiçá a maior – pelo transporte da mensagem do orador ao ouvinte. Daí, a importância de se buscar trabalhar os aspectos que constroem uma boa expressão corporal, como o cuidado com as regras; a gesticulação; as atitudes desaconselháveis; como falar sentado; o sincronismo harmonioso entre o gesto, a voz e a mensagem. E, fechando a primeira parte de seu livro, ele trata da aparência do orador e de sua importância no conjunto dos atributos essenciais.

A segunda parte do livro tem início com orientações sobre o planejamento das apresentações; como proceder em relação aos cumprimentos; como conquistar logo de início a plateia; a ordem dos argumentos; o cuidado com os excessos; como se portar no Tribunal do Júri; dentre outros aspectos de um bom planejamento da apresentação. Na sequência, são vistos os recursos audiovisuais, como usá-los de forma adequada e os cuidados com os indesejáveis e prejudiciais excessos.

Em capítulo específico, o autor discorre sobre as técnicas de apresentação, orientando sobre como falar de improviso; como ler em público; os riscos da fala decorada; bem como ensina a usar o que chama de recursos de apoio, quais sejam: um roteiro escrito numa folha de papel contendo algumas frases que ajudem a ligar a sequência da apresentação, ou um roteiro mental, similar ao escrito.

Reinaldo Polito ressalta que à medida que o advogado vai se destacando em sua profissão passa a ser mais requisitado para falar ou discursar em algumas situações ou eventos, seja para fazer ou agradecer uma homenagem, proferir um discurso de despedida, apresentar um orador ou entregar um prêmio. É o que ele chama de falas circunstanciais, objeto de um capítulo à parte no livro.

É certo que o advogado bem-sucedido se verá também em situações nas quais terá de receber jornalistas e falar com a imprensa, seja no rádio, na televisão, em jornais, revistas ou portais da internet. Isso é tratado nos quatro últimos capítulos do livro, de forma tão detalhada quanto didática, com todas as orientações possíveis para que o advogado tenha um bom desempenho em tais situações.

Empregando de forma competente e oportuna o recurso da narrativa de situações reais por ele vivenciadas, e também citando outros autores e obras, com trechos de pronunciamentos de vários oradores de renome, o autor enriquece o conteúdo de seu livro, propiciando ao estudante de direito e aos advogados, não somente tomar conhecimento de técnicas de oratória de eficácia comprovada, como também de praticá-las, por meio de exercícios concebidos para sedimentar os conceitos transpondo-os para a prática.

Ao final da leitura desse livro, o medo de falar em público – que não combina com a profissão do advogado – terá cedido lugar à convicção de que, conhecendo as técnicas corretas e colocando-as em prática, qualquer pessoa pode se tornar um bom orador. Por essa razão, por ser o livro de Reinaldo Polito uma referência sem paralelo na literatura do gênero no Brasil, sua leitura torna-se altamente recomendável a todos os advogados e estudantes de Direito, assim como a pessoas de outras áreas e profissões que queiram dominar a bela arte da oratória.

Reinaldo Polito é formado em Ciências Econômicas e Administração de Empresas, pós-graduado com especialização em Comunicação Social e em Administração Financeira, e mestre em Ciências da Comunicação. Professor nas áreas de competência, comunicação e expressão oral, verbal e gestual, e discurso político. Tem participado como conferencista de congressos nacionais e internacionais na área de Fonoaudiologia e de entidades de profissionais liberais. Escreve artigos e é colunista em revistas e outros meios de comunicação. Especialista no treinamento de empresários, executivos, políticos e profissionais liberais de alto nível, ministra treinamentos para executivos de grandes organizações e centenas de empresas importantes no Brasil, e mantém o Curso de Expressão Verbal, em São Paulo. Com livros publicados em diversos países, é autor de mais de uma dezena de livros sobre a arte da oratória e comunicação, com centenas de milhares de exemplares vendidos.