Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Cora Coralina (EC)

Cora Coralina, da coleção Melhores Poemas, caiu como chuva mansa em tarde de verão.
O livro escolhido por outra Ana foi recebido com muita alegria, afinal a autora é dona do lirismo que me encanta desde que a conheci nos anos oitenta.
A poetisa tardia, mas com alma de menina, até hoje me inspira nas incontáveis vezes que desço com ela as ruas de Goiás Velho.
Cora Coralina teve seus poemas editados em livros pela primeira vez em 1965, quando o calendário contabilizava os 76 anos vividos pela escritora.
Sua poesia não foi muito bem entendida pelos intelectuais da época: Eles não estavam preparados para tanta ousadia. Mas os grandes se reconhecem e Drummond viu de longe o "brilho solitário do diamante de Goiás".
O poeta mineiro revelou ao resto do país Cora Coralina, que fez poesia até na escolha de seu pseudônimo.
Ana, seu nome de batismo, foi "freudiana" no poema Minha Infância; foi historiadora ao registrar em versos os hábitos de sua época e foi, acima de tudo libertária ao se expor sem medos no inverno da vida, em uma tentativa- a meu ver - de se compreender.
O livro tem o sabor dos seus doces, mas não deixa de trazer o gosto forte, por vezes ácido, de quem viveu com intensidade.
Um livro lindo e ousado na forma e no conteúdo. Coisa de quem "Nasceu Antes do Tempo", como ela se define em um das suas poesias. Um lindo presente que agradeço e recomendo  nessa ocasião.

Coleção Melhores Poemas
Seleção de Darcy França Denófrio
Editora Global

http://encantodasletras.50webs.com/resenha.htm
Evelyne Furtado
Enviado por Evelyne Furtado em 04/03/2011
Código do texto: T2829046

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Evelyne Furtado
Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
974 textos (140404 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/05/21 04:27)
Evelyne Furtado