BYRON APAIXONADO

       De Teresina a Brasília, conexão Fortaleza, o tempo de espera favoreceu-me uma dupla viagem. A literária, não menos interessante que a “Verdecap” revisitada, encantou-me o voo do pensamento a que Edna O’Brien conduziu-me. Ora às nuvens, ora em terra, mas sem desgarrar-me do fio narrativo das suas “memórias”, distantes do romance, e próximas de uma síntese biográfica entre as muitas que contam a tumultuada, controvertida e ao mesmo tempo fascinante vida de George Gordon, o Lorde Byron.

     BYRON APAIXONADO é um minucioso relato das aventuras amorosas do poeta inglês. Esta é a razão pela qual a autora, afastando-se do aspecto literário do poeta apaixonante e, da mesma forma que o fez ao pesquisar-lhe a vasta correspondência, interessou-se pelo que sempre despertou o homem apaixonado. Diga-se desmedido e inconsequentemente apaixonado quão atraente e atraído fora para ambos os sexos, pois “Ele amava homens e mulheres, precisando do ‘outro’, fosse quem fosse, ela ou ele.” Edna O’Brien percorre esse mundo com seus personagens e a sucessão de episódios que vão das insinuantes amizades infantis ao triângulo amoroso entre Byron, a esposa e a meia-irmã. É uma narrativa divertida, curiosa, surpreendente, além do comum. Especialmente para Byron, à frente de si mesmo e do seu tempo.
   
     Lançado pela Bertrand Brasil, Byron Apaixonado traz a público o George Gordon que a poesia de Lord Byron talvez tenha ocultado ou a ambos na mesma tortura. Este genial poeta que para O’Brien foi “a personificação de Cada Homem”, ainda se manifesta e povoa mentes, seja pelo fascínio da sua obra,- poeta apaixonante -, seja pela vida repleta de emoções, - homem apaixonado. Nesta ou naquela condição, um ser supremo cuja vida se confunde com a obra. Ambas sugerindo encantadoras leituras em boas e inesquecíveis viagens.

Não  deixe de ouvir>

http://www.youtube.com/watch?v=ZaxDlDbMppE
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 14/09/2011
Reeditado em 16/10/2011
Código do texto: T3219563
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.