As coisas da vida

António
, como chamam ao gajo lá, ou Antônio, tal como cá, diferença não faz: ele é um excelente escritor.  Estou a falar de Antonio Lobo Antunes e do livro As coisas da vida60 crônicas, embora nem todas sejam crônicas, algumas/alguns na verdade são contos por isso talvez melhor tivesse como subtítulo 60 textos. E que textos!

O que faz alguém ser considerado um escritor de verdade? Pode haver muitas respostas, pode não, existem muitas respostas, pois cada cabeça com sua sentença – a minha é bem simples: escritor é aquele que consegue através do relato dAs coisas da vida, as mais simples e corriqueiras, atingir o Universal. ALA consegue.

Nesses 60 textos interagem a ficção e a realidade, pois de ficção tratam os contos e de realidade, as crônicas. Os textos organizados em sete temas remetem a infância, ao exercício da arte de escrever, aos relacionamentos, ao fino humor, ao cotidiano, às lembranças de uma guerra torpe encerrando com textos memorialísticos.

O escritor português, de origem brasileira (seu avô era de Belém do Pará) é tido como um escritor de escrita difícil, o que certamente não pode ser comprovado através dessas histórias curtas. Mas mesmo em seus textos para jornais (que compõem esse livro) é fácil perceber as marcas de sua individualidade – o divórcio, a guerra colonial, a transição política rumo à democracia, a influência de sua formação acadêmica (médico psiquiatra).

Autor de tiradas muito interessantes pincei algumas diretamente da net, via Google, como essas:

"São precisas muitas mulheres para esquecer uma mulher inteligente."

"Teria dificuldade em viver com uma mulher que escrevesse. Eu nunca seria o mais importante na vida dela, viria sempre depois dos livros."
 
E o que mais posso dizer? Que As Coisas da Vida é um excelente aperitivo para a obra considerada maior desse grande autor de nossa língua: os romances. Atrás dos quais certamente estou a ir...