SINDICALISMO NO BRASIL, OS PRIMEIROS 100 ANOS? - JOSÉ REGINALDO INÁCIO

A visão de estudiosos e de diversos líderes sindicais sobre o primeiro século do movimento sindical brasileiro

Embora tenha ganhado força a partir da Era Vargas (1930-1945), com a adoção de uma série de medidas de caráter trabalhista, como a criação do salário mínimo, da jornada de trabalho, da promulgação da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, a origem do sindicalismo no Brasil remonta ao final do século 19, período em que imigrantes europeus traziam em suas bagagens as esperanças de uma nova vida, além de algumas ideias organizacionais que já eclodiam na Europa. Desde então, muita coisa mudou; e, se hoje, os trabalhadores brasileiros têm seus direitos consolidados, muito se deve aos pioneiros do movimento sindical. O livro "Sindicalismo no Brasil – Os Primeiros 100 Anos?" é uma espécie de compilação de textos de estudiosos e diversos dirigentes sindicais, das mais variadas tendências políticas. Organizado por José Reginaldo Inácio, a obra apresenta uma visão do primeiro século do sindicalismo no País, e pode ser muito útil a estudantes, professores, líderes sindicais, políticos, e até mesmo ao trabalhador comum que, afinal de contas, é a parte mais importante no que tange aos movimentos e negociações perpetradas entre sindicatos e empresas. Experiência sindical é o que não falta ao autor: além de palestrante nas áreas de ética, saúde do trabalhador, sindicalismo, questão social e consciência de classe, ele também é doutor em serviço social, mestre em filosofia e ética, e diretor de educação e relações sindicais do SINDSUL – Sindicato dos Eletricitários do Sul de Minas. Escreveu, ainda, o livro Ética, Sindicalismo e Poder – Os Fins Justificam os Meios?, que aborda, a partir das ideias de Maquiavel, a forma de atuação política dos sindicatos em confronto com a ética.

Fonte: Revista da FENTEC - Edição 36

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3913764

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

facebook.com/jdmorbidelli

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 03/10/2012
Reeditado em 03/10/2012
Código do texto: T3913781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.