Uma casa para o sr. Biswas

Um lamento completo, impregnado de uma beleza que até dói. Guarda uma relação tão intrínseca com o viver, Esse viver da mais tenra idade até a fase adulta, com todas as suas metamorfoses. Escola, trabalho, família, a minha a sua, tanto faz, é uma torrente de relacionamentos sendo calcados nas coisas mais simples do cotidiano. Ao mesmo tempo é uma indagação ferrenha contrapondo a indignação exarcebada contra todos que, por uma razão ou outra, tentam de todas as formas interferir na vida de outrem. Essa disputa acirrada de influenciar parece ser mesmo do ser humano. Se você apenas estuda, ficam indagando sobre trabalho. Estudando e trabalhando, o assunto seguinte é namoro. A partir daí, a conversa vai para casamento. Já que vai casar, tem que ter alguma coisa. Se não tem condições, a família ajuda, mais aí interfere cada vez mais. Uma vez casado, na ordem vem o filho. Se não tem, está mais do que na hora de ter. Se vai tendo um atrás do outro, a coisa fica por conta de que não para mais de ter filhos. Passando depois pela casa, uma maior, novos móveis, novos isso & aquilo... Um enredamento quase infinito, que só para quando tudo zera.

Parece brincadeira, mas a história do sr. Biswas segue esse roteiro com uma ou outra modificação, talvez por termos comportamentos um pouco diferenciado dos seus personagens. Mas a corrente é a mesma, e nos leva a pensar muito.

Ao todo, um livro delicioso de ler e reler muitas vezes.

Uma casa para o sr. Biswas - V.S. Naipaul

Peixão
Enviado por Peixão em 30/03/2007
Reeditado em 11/04/2015
Código do texto: T431128
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.