Espécies iguais, mundos diferentes

Reflexão acerca do capítulo “Espécies iguais, mundos diferentes” contido no livro “Por que os homens fazem sexo e as mulheres amor?”.

Não é tão simples quanto se parece, e afirmar que as diferenças contidas nos homens e mulheres existem porque os homens caçavam e as mulheres ficavam no grupo é demasiado equivocado. Mesmo que, como se observa na leitura, diz-se baseado em estudos de várias áreas como a medicina, a psicologia, a sociologia e a antropologia, não há razão para que o fato de existir diferenças seja condicionado a essa explicação.

De fato, há o que concordar. Homens e mulheres são diferentes, e talvez a história tenha tido um papel importante na criação dessa criatura magnífica. Porém, acredito que sociologicamente falando obteríamos mais sucesso. Onde estaria a explicação para as coisas mudarem de repente e 50 por cento dos casamentos acabarem em divórcio? Não seria uma simples revolução, afinal, estruturas cerebrais que se formaram por milhões de anos de modos distintos não se estranhariam de uma hora para outra.

Acontece que, somos expostos a vários processos civilizatórios, talvez isso explique o fato de que na Indonésia cada pessoa conhece e entende o seu papel, mesmo que este seja aquele vindo de várias épocas e permanece até hoje nas civilizações primitivas. A evolução é o fator principal condicionante dessas diferenças, cientificamente todos são diferentes, por mais que a luta de igualdade esteja em pauta, porém não passa de uma questão moral. E o livro explica bem isso, só não nos dá uma coerência específica para entendermos o que de fato proporcionou essa revolta. Pela primeira vez a questão não é sobrevivência, é realização pessoal.

A análise é básica, a compreensão é simples. Talvez o fato de não ter lido o livro todo tenha propiciado todo esse julgamento, e este seja passível de alteração. A princípio observei muitas controvérsias, mas é um bom subsídio para tentarmos compreender as diferenças inerentes ao homem e a mulher, entender as novas regras talvez seja um fator de sobrevivência.

Evelyn Dias
Enviado por Evelyn Dias em 15/10/2013
Código do texto: T4527047
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.