UM CURSO EM MILAGRES - 2

Filho de peixe peixinho é, filho de gato gatinho é, filho de onça oncinha é. E filho de Deus? Deusinho é? Somos deuses? Criados à imagem e semelhança do nosso Criador, tudo que Ele é nós somos, tudo que Ele tem nós temos. Por isso, nada nos falta, temos e somos tudo. Ter e ser é a mesma coisa.

Devemos ver em cada um, no outro, o nosso irmão.

É aí que mora a dificuldade. Fico pensando nos assassinos, estupradores, políticos corruptos, pessoas desagradáveis, estúpidas, rudes, sem educação. Como ver nelas um irmão?

Como acreditar que nelas está presente a Mente de Deus?

Como, se devo ver o Espírito de Deus em todos, esse Espírito que está em mim e quando O vejo no outro, vejo em mim.

O que eu vejo, eu sou. O que eu sou, eu vejo.

Qual é a chave?

Reflexão.

Alguém sabe responder?

****

Tem gente que se assusta de pensar que é filho de Deus, participa da mesma natureza, é irmão de Jesus e que um dia vai voltar a ser como foi criado - perfeito.

Somos filhos, criação de Deus, não somos Ele, porque fomos criados por Ele, mas se gero um filho ele não é eu, mas é como eu, da mesma natureza.

Somos a expressão do Amor de Deus, que quis compartilhar tudo o que ele é, tudo o que é seu.

Uma usurpação do poder de Deus seria o homem pensar que pode existir independente de Deus, que não foi criado por Ele, que a sua existência se deve exclusivamente a si próprio.

O fato de aceitar ser filho é exaltar esse Amor, reconhecer porquê e para quê fomos criados.

Não somos eternos como Deus porque fomos criados, mas somos imortais. Se bem que se foi Ele quem nos criou e nele todas as coisas existiram, existem e existirão, podemos pensar que sempre existimos na

Mente e no Coração de Deus, que espera nosso regresso à Sua Casa, assim, a nossa não eternidade é questionável.

E como filhos não estamos querendo usurpar ou criar mais uma pessoa na Trindade,pois Jesus Cristo é o Único Filho que Deus tem, a Filiação é uma só. Nele - Jesus, com ele e por ele é que estaremos um dia todos juntos na Casa do Pai.

Necessário não distorcer ou empreender uma “caça às bruxas”, como na Idade Média, mandar à Inquisição, não precisa convocar doutores da fé por falta de argumentos e se a Fé que professam é a Fé que mandaram ter.

Se examinarem com acuidade, verão que nada do que se disse aqui contraria preceitos bíblicos, talvez contrarie sim, entendimentos humanos, religiosos.

E a questão posta – “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” – porque o próximo sou eu e eu sou o próximo, porque fazemos parte de um só Corpo ou de uma só Filiação, nos remete novamente à indagação da dificuldade que podemos ter de reconhecer o outro como um irmão, quando esse outro é um assassino, um estuprador, um ladrão, um corrupto, enfim, tudo o que moral, ética, religiosa, social, jurídica, emocional e fisicamente falando convencionou-se a não aceitar.

Isso ainda está sem resposta, aguardo se alguém a tiver ou esperarei uma revelação do Espírito Divino para esclarecer.

02/11/2013

***

Matéria publicada no Facebook, onde houve discussão sobre se somos deuses, filhos de Deus.

Por outro lado, a questão colocada, "a dificuldade de ver o próximo - como um assassino, um estuprador, corruptos etc como irmãos" ainda está sem resposta, aguardando a chave para abrir este enígma.

Se alguém tiver uma cooperação, pode postá-la, agradecida.

***

Um Curso Em Milagres (A Course In Miracles) – Tradução de Lilian Salles de Oliveira Paes – Foundation For Inner Peace (Fundação Para A Paz Interior) –Ed. Prestígio.