A concepção mecanicista da vida.( Livro: PONTO DE MUTAÇÃO - CAPRA.) CAP 4

Nos primeiros parágrafos do capitulo em questão Capra Estabelece as bases que irão funda mentalizar seu racionalismo empírico na biofísica do Presente Século. Capra, doutor em física teórica e ambientalista, nos traz sensibilidade e reflexão sobre as bases da existência e da integração do pensamento e das ações humanas no contexto do desenvolvimento, na busca da equação da vida e do progresso equilibrado e sustentado. Levou em consideração a visão cartesiana.

Nota se que enquanto a nova física se desenvolvia no século XX, a visão de mundo

Cartesiana e os princípios da física newtoniana ainda mantinham sua forte influência sobre o

Pensamento científico ocidental, embora os próprios físicos tenham superado essa concepção e desbravado novas maneiras de se compreender a realidade que nos transcende.

Entretanto Capra nos adverte que, a nova concepção do universo que emergiu da física moderna não significa que a física newtoniana esteja errada ou que a teoria quântica ou a teoria da relatividade estejam certas. Para Capra a ciência moderna tomou consciência de que todas as teorias científicas são aproximações da verdadeira natureza da realidade; e de que cada teoria é válida em relação a uma certa gama de fenômenos. Para além dessa gama, ela deixa de fornecer uma descrição satisfatória da natureza, e novas teorias têm que ser encontradas para substituir a antiga ou, melhor dizendo, para ampliá-la, aperfeiçoando a abordagem.

"A ciência avança através de respostas provisórias,

conjeturais, em direção a uma série cada vez mais sutil de perguntas que penetram cada

vez mais fundo na essência dos fenômenos naturais" ¹.

Depois de tal Citação Capra Lança a seguinte pergunta: Até que ponto o modelo newtoniano é

uma boa abordagem, que sirva de base para as várias ciências, e onde estão os limites

da visão de mundo cartesiana nesses campos? A resposta surge de maneira que possa concretizar as hipóteses lançadas pois a ciência terá que descobrir necessariamente as limitações dessa visão de mundo no respectivo contexto. É entrando nesse contexto que Capra entre em outro sub tópico, ele entra na concepção biológica cartesiana, culminando assim de forma ampla o pensamento de Capra , pois nessa hora temos mais consciência do que se trata realmente o pensamento sistêmico de Capra.

o pensamento sistêmico tem raízes teóricas na biologia organísmica, na física quântica, na psicologia Gestalt e na ecologia. É uma disciplina, e não uma tecnologia, porque constitui um regime de ordem livremente consentida pela pessoa ou grupo interessado. Entretanto, é possível “empacotar” (codificar) os princípios da dinâmica de sistemas como tecnologia de modelagem

matemática .

Os círculos de causalidade constituem a ferramenta principal do pensamento sistêmico. De acordo com esta visão, o mundo opera em circuitos de retroalimentação de reforço e balanceamento. O movimento desses ciclos em conjunto é considerado o comportamento geral do fenômeno ou evento sendo investigado.

Embora a abordagem reducionista tenha sido extremamente bem sucedida no campo da biologia, culminando na compreensão da natureza química dos genes, nas unidades básicas da hereditariedade, e na revelação do código genético, ela tem sérias limitações.

Isso porem é o que a maioria dos biólogos da época de Capra achava difícil admitir.

Empolgados pelos êxitos do método reducionista, com especial destaque, recentemente,

no campo da engenharia genética, eles tenderam a acreditar que esse é o único enfoque

válido, e organizaram a pesquisa biológica de acordo com ele. Os estudantes não são

encorajados a desenvolver conceitos integrativos, e as instituições de pesquisa dirigem

suas verbas quase exclusivamente para a solução de problemas formulados no âmbito

dos conceitos cartesianos. Ao passa por essas explicações Capra passa os restante das páginas do capitulo demostrando como a dualidade existentes nos mais variados feitos de descobrimentos médicos e físicos e muitas vezes químicos que culminaram desde os séculos adjacentes. O que se pode concluir do capitulo 4 para uma visão da biologia é que Transcender o modelo cartesiano corresponderá a uma importante revolução na ciência médica, e, como a pesquisa médica corrente está intimamente ligada à pesquisa em biologia — tanto conceitualmente quanto em sua organização —, tal revolução está fadada a ter um forte impacto no desenvolvimento futuro da biologia.

Rafael Noles Delacroix
Enviado por Rafael Noles Delacroix em 10/12/2013
Código do texto: T4606296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.