RESENHA PARA "QUARTO DOS FUNDOS" POEMA DO POETA DR. DIRCEU VASCONCELOS.

RESENHA PARA “QUARTO DOS FUNDOS” POEMA DO POETA DR. DIRCEU VASCONCELOS.

Tenho a subida honra de comentar um poema maravilhoso, obra-prima do nobre poeta, o médico Dr. José Dirceu Vasconcelos, residente em Fortaleza – Ce.

Preciso remexer o baú dos meus parcos conhecimentos literários, para dizer o quanto é belo e significativo o referido poema, trabalhado dentro dos parâmetros de nossa Língua Pátria.

“QUARTO DOS FUNDOS” é uma prosa poética em que o autor conta a história de um jovem perfeitamente normal, sociável, feliz e com o passar do tempo, ao atingir a idade adulta, muda de comportamento, tornando-se triste. Passa a viver isolado, a falar coisas do passado. Fala pouco, sente muito e escreve seu sofrimento, o que faz as pessoas pensarem em depressão. Seus escritos são porém, versos delineados nas folhas em branco e soltos ao vento, uma terapia para minimizar os seus sofrimentos. E a poesia tem esse poder. Nós, poetas, sabemos disso. A poesia é um bálsamo que alivia a dor, trazendo paz.

A encantadora prosa poética do nosso amigo Dr. Dirceu está tecida com a melhor urdidura, num estilo moderno, simples, elegante, como em todos os seus escritos, em uma bela performance. São palavras nascidas do coração do poeta, um legado para a eternidade, comprovando assim, que o poeta não morre.

Encontramos esta pérola encravada na página 187 do livro “UM MAR DE SAUDADES NA TRANSVERSAL DO TEMPO”, do médico e escritor cearense, residente em Fortaleza, Francisco José Costa Eleutério, justa e merecedora homenagem do autor ao seu colega Dr. Dirceu. Trata-se de uma obra de valor incomensurável cuja primeira parte versa sobre a Música Popular Brasileira, com letra das canções e fotos dos cantores. Em seguida vem a secção dos poetas e em terceiro lugar, os lugares pitorescos da cidade nos tempos das serestas, a vida noturna pelos bares da capital Alencarina.

Parabéns, Dr. Dirceu, pelo seu talento poético. Agradeço-lhe o maravilhoso presente que tenho em mãos.

Parabéns ao grande escritor Dr. Francisco José Costa Eleutério, pelo desempenho de tão bela obra cultural.

Dois médicos, dois escritores, orgulho de nosso Ceará. A Literatura Cearense agradece.

Obrigada pela oportunidade.

Maria de Jesus Araújo Carvalho.

Poetisa e escritora.

Fortaleza, 24/09/2017.

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 24/09/2017
Reeditado em 24/09/2017
Código do texto: T6123717
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.