Javé em W. Gruen (1984, p. 41): O PEQUENO VOCABULÁRIO DA BÍBLIA, Ediçoões Paulinas

JAVÉ é o preferido entre os nomes de Deus no Antigo Testamento. o Tetragrama YHWH, sonorizado ou vocalizado, latinizado pelos massoretas em IaHWeH ou Javé, que quer dizer "Deus está aí - a presença libertadora de Deus no seu povo. A forma abreviada IA aparece em nomes próprios hebraicos, como: Ananias, Elias, Isaías, Jeremias, Zacarias e a expressão Aleluia. Javé = EU SOU! (Dirigido a Moisés).

O Senhor está no "El" de Isra+EL, Rafa+EL, Mika+EL, Gabri+EL. O judeu fala Senhor fora do templo, como Adonai. Porque o nome de Deus é Sagrado!

(Pe. W. Gruen, p 41)

______________

J B Pereira

Abaixo se observa que há uma tendência forte por escolher Javé, porque "O argumento mais usado é que se o Nome de Deus fosse Jeová, não se falaria aleluia (Hallelu Yah) e, sim, aleluieo (Hallelu Yeho)."

_____________________________

Os livros da Torá e do resto da Bíblia hebraica (exceto Ester) contêm a palavra hebraica יהוה. Com base nas letras hebraicas, sua pronúncia em hebraico seria algo como Yahweh. Judeus religiosamente observantes são proibidos de pronunciar o nome de Deus, e ao ler o Tanakh eles usam a palavra Adonai ("Senhor").

________________________

“Eu sou O que sou”, é uma tradução do hebraico, do chamado Tetragrama, o Nome Inefável de Deus.

O Tetragrama YHVH, que latinizado, seria JHVH, refere-se ao nome do Deus de Israel, יהוה. É formado pelas consoantes Yud(י ) Hêi ( ה ) Vav ( ו ) Hêi ( ה ) e era escrito da direita para esquerda, יהוה ou seja,HVHY. O Tetragrama YHVH aparece mais de 6 800 vezes – sozinho ou em conjunção com outro “nome” – no Texto Massorético do Antigo Testamento.

https://domvob.wordpress.com/2011/05/30/estudo-sobre-deus-pai-como-se-escreve-o-nome-de-deus/

_______________________

“O Senhor” (Adonai) ou “Elohim” (outro nome de Deus, designando a Sua Misericórdia, como o Tetragrama designa a Sua Justiça).

_____________________________

"O nome de Deus. Javé, Jeová ou YHWH?

FONTE: http://duvidas-catolicas.blogspot.com.br/2013/01/o-nome-de-deus-jave-jeova-ou-yhwh.html

Dominus Vobiscum (O Senhor esteja conovosco!)

Quando Deus Se revelou a Moisés, e ele perguntou a este mesmo Deus qual seria o seu nome, Deus respondeu: Eu sou O que sou. Este nome, traduzido como “Eu sou O que sou”, é uma tradução do hebraico, do chamado Tetragrama, o Nome Inefável de Deus.

O Tetragrama YHVH, que latinizado, seria JHVH, refere-se ao nome do Deus de Israel, יהוה. É formado pelas consoantes Yud(י ) Hêi ( ה )

Vav ( ו ) Hêi ( ה ) e era escrito da direita para esquerda, יהוה ou seja,HVHY. O Tetragrama YHVH aparece mais de 6 800 vezes – sozinho ou em conjunção com outro “nome” – no Texto Massorético do Antigo Testamento.

A antiguidade e legitimidade do Tetragrama como Nome de Deus para os judeus pode ser comprovada na conceituada tradução para o grego da Bíblia Hebraica, chamadaSeptuaginta Grega (LXX). Aqui, o Tetragrama aparece escrito em hebraico arcaico ou páleo-hebraico. Em pelo menos um caso, foram encontrados em fragmentos de cópias primitivas da LXX (Papiro LXX Lev. b, Caverna n.º 4 de Qumran, datado como sendo do 1.º Século a.C.) onde o Tetragrama YHWH é representado em letras gregas (Levítico 3:12; 4:27). É importante frisar que em cópias posteriores da Septuaginta Grega, datadas do final do 1.º Século d.C. em diante, começaram a substituir o Tetragrama YHWH por Kýrios, que significa “Senhor” (neste caso, escrito em letras maiúsculas) e por Theós, que significa “Deus”. Foi devido a isto, a razão de YHWH ter desaparecido graficamente do texto do Novo Testamento em algumas traduções bíblicas.

Segundo o livro bíblico de Génesis, foi o Deus YHWH que se revelou ao semita Abrão(depois chamado de Abraão) em Ur, na Baixa Mesopotâmia. Historicamente, surge aqui o princípio do monoteísmo hebraico no interior de uma sociedade fortemente politeísta.

O Deus YHWH é deste modo identificado como a Divindade que causou o Dilúvio Bíblico. Era o Deus de Adão, de Abel, de Enoque e de Noé. Era o Criador do Universo e de todas as formas de vida na Terra. É também chamado por Adonaí(Soberano Senhor), Elohím (Deus, e não deuses, visto que trata-se de plural majestático), Ha Adhóhn (o [Verdadeiro] Senhor), Elyóln (Deus Altíssimo) e El-Shadai(Deus Todo-poderoso).

Assim, o Deus YHWH se assume como um deus familiar, o “Deus de Abraão, de Isaque e Jacó”, protetor da linhagem do “descendente” de Abraão. De seguida, torna-se no Deus das 12 tribos de Israel. É o Deus Libertador do povo de Israel da escravidão no Egipto e quem o faz conquistar a terra de Canaã. Para tal, revela-se a Moisés, a quem entrega seus Dez Mandamentos no monte Sinai. Para sua adoração e cumprimento de sua Lei, são constituídos sacerdotes os da tribo de Levi, ou Levitas, sob a liderança do Sumo Sacerdote, da linhagem de Aarão.

Guarde bem esse “tetragrama”. E não esqueça: O Deus que você crê tem um nome!

Javé ou Jeová?

Os judeus sempre tiveram respeito extremo ao nome de Deus. Não pronunciar o nome de Deus em vão sempre foi um dos mandamentos e os judeus levavam isso muito a sério. O Tetragrama YHVH (que nós vimos no estudo anterior) só era pronunciado na festa do Yom Kippur.

Yom Kippur era uma festa judaica que comemorava o dia do pleno perdão de Deus ao povo hebreu pelo pecado do bezerro de ouro.

“É o dia de arrependimento para todos, para o indivíduo e para a comunidade; é o tempo do perdão para Israel. Por isso todos são obrigados a se arrepender e a confessar os erros em Yom Kipur.”

Pois bem. O nome de Deus nunca era pronunciado pelos judeus, a não ser nesse dia e apenas pelo Sumo-Sacerdote. Ele entrava no Santo dos Santos do Templo e sussurrava o nome. E isto era visto como algo extremamente perigoso. O Sumo-Sacerdote entrava no Santo dos Santos com uma corda amarrada no pé, para ser puxado para fora em caso de morrer lá dentro, o que certamente ocorreria se ele estivesse impuro. Se ele morresse lá, ninguém gostaria de entrar nem para apanhar o cadáver. Foi esse aliás o fim de muitos Sumo-Sacerdotes judeus, que pereceram impuros ao pronunciar o nome de Deus.

Para evitar pronunciar o nome de Deus, os judeus, ao lerem as Escrituras, pronunciavam no lugar do Tetragrama a palavra “Adonai”, que significa “Senhor”. É muito comum encontrarmos na bíblia os termos “O Senhor” (Adonai) ou “Elohim” (outro nome de Deus, designando a Sua Misericórdia, como o Tetragrama designa a Sua Justiça).

Mas o respeito dos judeus era tão grande que além de nunca pronunciar o tetragama eles não usam a palavra “Adonai”, ou sequer a palavra “Elohim” ao falar de Deus fora da oração. Se for necessário traçar a diferença entre uma e outra (como ao comentar a oração ou um texto bíblico), eles dizem “Adokai” ou “Elokim”. Ao tratar de Deus em outras ocasiões, normalmente são usadas as expressões “Cadoch Barurrú” (que pode ser traduzida como “O Santo, louvado seja Ele”) ou simplesmente“Rachem”, que significa “O Nome”.

O resultado disso é que a verdadeira pronúncia do Nome de Deus foi perdida. Como a língua hebraica não tem vogais (elas são escritas apenas em textos bíblicos, não em jornais ou livros, e são sinais parecidos com nossos acentos, colocados embaixo, em cima e ao lado das letras), qualquer tentativa de pronunciar o Nome de Deus não é 100% de certeza.

Porém a grande parte dos estudiosos acredita que o termo mais correto seja “Yaveh”.

O argumento mais usado é que se o Nome de Deus fosse Jeová, não se falaria aleluia (Hallelu Yah) e sim aleluieo (Hallelu Yeho)

Hallelu Yah = Gloria a Yahweh.

Hallelu Yeho = Glória a Yehowah (Jeová).

Traduzindo: “Deus seja louvado”.

___________________________________

W. Gruen e http://duvidas-catolicas.blogspot.com.br/2013/01/o-nome-de-deus-jave-jeova-ou-yhwh.html
Enviado por J B Pereira em 14/10/2017
Reeditado em 14/10/2017
Código do texto: T6142671
Classificação de conteúdo: seguro