Caetés - Graciliano Ramos

Caetés (primeira obra de Graciliano Ramos) conta a história de João Valério, um contador que trabalha para a Teixeira & Irmão (acho que o nome era esse) dos irmãos Teixeira. Ocorre que, devido a convivência com a esposa de um dos donos (Adrião), ele se apaixona por sua mulher (Luísa).

Tudo indica que Luísa vê João como um amigo ("Amigay") e quando ele começa a declarar-se, ela fica transtornada com aquela situação. Aos poucos ela demonstra interesse por ele, tendo ciúmes e até furor quando nota que Marta, sua amiga, está interessada por Valério.

Eis que certo dia, João aproveita que Adrião viaja e se declara novamente a Luísa que finalmente aceita.

As coisas acabam saindo do controle antes do retorno de Adrião, já que algumas pessoas na cidade começam a fofocar sobre o comportamento dos dois.

Quando Adrião chega da viagem, recebe uma carta anônima informando o que tinha acontecido e tira satisfações com Valério. João o ludibria e passado alguns dias Adrião tenta suicidar-se, vindo a morrer dias depois.

No fim das contas, o relacionamento de João Valério e Luísa se desfaz, ele se torna um novo sócio da Teixeira & Irmão e a história acaba.

---------------------------------------------------------------------------------

MINHA VISÃO DA OBRA E SEUS PERSONAGENS

---------------------------------------------------------------------------------

Valério é mais um filho-da-puta que tem a tara de comer a mulher do chefe. Assim que consegue satisfazer a sua vontade, começa a olhar Luísa com outros olhos, supondo que ela já tivesse sido infiel com outras pessoas. No momento que Adrião morreu (mais abaixo comentarei a respeito) ele sente remorso por tudo que ocorrera, e tenta se afastar definitivamente dela, mas seguindo o conselho do seu amigo Pinheiro, ele tenta se unir (por pressão) à Luísa.

Luísa é a típica mulher que te rejeita, mas quer você aos pés dela, não como "plano B", mas simplesmente por ego e vaidade. Também é uma tremenda filha-da-puta já que, sendo casada, se pôs a entrar naquela situação. Provavelmente o casamento dela com Adrião era de fachada, assim como o de Paulo Honório e Madalena em São Bernardo: não tinham filhos e durante livro não há diálogo entre os dois.

Por que Adrião tentou se matar? Porque não conseguindo a confissão de João Valério sobre o adultério, tendo seu nome sujo na cidade e tendo medo do Neves (o suposto autor da carta), ele ficou em dúvida. Sendo que a dúvida não é um estado, mas a variação pertinente de estados (verdade e mentira), o homem enlouqueceu. A falta de diálogo com Luísa também favoreceu o seu fim trágico, pois não conhecia sua esposa: se conhece perguntaria a respeito e de acordo com a reação dela, ele saberia se João estava mentindo ou falando a verdade.

Outra coisa, por todos os diabos: por que todos tem medo do farmacêutico Neves? Tudo que sabemos é que ele é espírita e fofoqueiro. Provavelmente tinha amigos políticos poderosos.

Por fim, o título do livro faz jus ao caráter de João Valério que, assim como o canibal brasileiro, faz de tudo para satisfazer a sua vontade, mesmo que isso acabe por arruinar a vida de outros, e assim que se satisfaz, desvaloriza aquilo que conquistou.

Nota do livro: 8

arcmaster
Enviado por arcmaster em 23/10/2017
Código do texto: T6150580
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.