Os mistérios de uma menina

Como imaginamos que deveria ser uma menina de treze anos ou quatorze anos, seus pensamentos, passatempos, forma de se vestir e ver o mundo? E como se imaginava que deveria ser uma menina dessa faixa etária nos anos 70, quando então as crianças não dispunham de tanta informação nem viviam conectadas como hoje? De qualquer forma, a menina protagonista do livro A menina do fim da rua, publicado em 1973, pelo escritor norte-americano Laird Koening, que logo depois virou um filme de sucesso protagonizado por Jodie Foster, não se encaixa em nenhum dos padrões em que a sociedade ocidental procura encaixar as garotas e isso nós vemos logo nas primeiras páginas deste livro que é uma deliciosa história de mistérios que vão sendo revelados devagar, pondo-nos a par do quanto a natureza humana é surpreendente e de como, em certas situações, uma pessoa se torna capaz de tudo para conseguir sobreviver numa sociedade que tenta nos dizer como devemos ser. Ela é surpreendentemente madura e inteligente, agindo sempre de forma cuidadosa e calculista.

Rynn Jacobs é uma bonita menina inglesa, filha de um poeta conhecido, Leslie, que vive no fim de uma rua numa encantadora e antiga casa numa pequena cidade dos Estados Unidos, sendo pouco vista pelos vizinhos, pois pouco sai. Ela fala que vive com o pai, a quem ninguém vê e, se aparece alguma pessoa que por acaso venha a perguntar por ele, a ausência do seu pai sempre tem uma justificativa: ou ele está traduzindo em seu escritório, não podendo ser interrompido, ou está dormindo ou viajando para se encontrar com o editor. A menina faz de tudo para que ninguém entre em sua casa, não quer intimidade com as pessoas e, embora aja civilizadamente com as visitas, é óbvio que quer que todos fiquem longe de sua habitação,especialmente do alçapão que dá acesso ao porão da casa, criando para si própria um santuário no qual se isola do mundo e onde pode ouvir Lizst, ler Emily Dickinson, sua poetisa preferida e se divertir com seu ratinho de estimação Gordon.

Entretanto, Rynn logo terá de lidar com problemas. Já no começo do livro, ela está comemorando sozinha seu aniversário e, por coincidência, seu aniversário é no dia do Halloween. Nesta noite do Dia das Bruxas, um homem aparece em sua casa: Frank Hallet, filho da proprietária da imobiliária a quem seu pai havia alugado a casa por três anos. O homem entra sem ser convidado e Rynn, além de sentir raiva por ele ter invadido sua intimidade, percebe que ele age de forma estranha, o que a deixa desconfiada. A menina trata de despachá-lo, seus instintos alertando que não pode confiar nele.

Logo, outros perigos passam a ameaçar a menina. A sra. Hallet, mãe de Frank, intromete-se na vida da menina e Ron Miglioriti, policial por quem Rynn sente certa simpatia, involuntariamente a põe a par de segredos sujos envolvendo Frank e sua mãe, o que faz Rynn ver que a segurança pela qual tanto lutou corre perigo. A menina percebe que terá de lutar de todas as formas, como seu pai a ensinara, se quiser sobreviver e, numa situação de extremo aperto, ela acaba sendo ajudada por um rapaz chamado Mario, sobrinho de Ron, a quem acaba contando toda a verdade sobre por que ninguém nunca vê seu pai e mal a vê na rua e como precisa agir com cautela até chegar o dia em que atingirá a maioridade e será considerada apta a viver sem que se intrometam na sua vida.

As referências a Emily Dickinson são bastante apropriadas. Assim como a poetisa americana vivia em reclusão, Rynn vive só e isolada, como uma princesa numa torre mas, enquanto aparentemente Emily Dickinson não precisava se preocupar com perigos reais ou imaginários, Rynn terá de se manter em alerta contra ameaças bastante reais.

Pouco a pouco, enquanto vamos nos envolvendo com os mistérios de Rynn, também fazemos questionamentos de natureza moral: vale tudo para sobreviver e se manter em segurança? Será que atitudes que normalmente consideraríamos condenáveis são justificáveis quando estamos enfrentando pressões insuportáveis?

Não há respostas prontas, assim como também não há como se manter indiferente à história de Rynn e sua luta para sobreviver e, nesta luta, ela lutará com todas as armas, usando sua inteligência e capacidade de dissimulação, o que nos levará a um final cheio de suspense e expectativa.