Sinopse do livro “EM CABEDELO, NUMA CASQUINHA DE NOZ”:

 
Um romance é como um instrumento tocado a quatro mãos nas teclas sensibilizantes dos seus leitores. Massageia corações, que podem ressoar a verve dos instrumentistas que ousam tocá-los.
 

O poeta pernambucano, Manuel Bandeira, usou o seu sentimento como tal instrumento, ao aportar no vilarejo de Cabedelo, em 1926.  Tocou-o junto com a falecida irmã, Maria Cândida, ao fazer o Brasil ouvir os primeiros tons deste instigante romance:

 “EM CABEDELO NUMA CASQUINHA DE NOZ”.


Uma obra que começa deslizando pelos extintos ramais ferroviários, puxada pelas  marias-fumaças, e que adentra no coração nordestino.  O intuito, aí, é de-nunciar os irracionais desmatamentos que fizeram a região convalescer.  Para as novas gerações, res-taram as pedras e espinhos dos sinuosos  caminhos.

Pelo rio ou pelo mar, “casquinha de noz” simboliza  a fragilidade das embarcações da primeira metade do século XX.  Naufrágios (naus frágeis) frequentes na travessia do Paraíba, que em Tupi significa: “rio que é braço de mar”.  Do quase tudo que afundou nas tantas  tragédias, ressurge este romance, que fala de amor, erotismo, fé, tolerância, perdão e esperança.
 
___________________________________________________________

Nota:
Livro lançado, em 15/12/2017, no Forte de Santa Catarina, em Cabedelo (PB).
Autor: Fernando Aquino Freire - e-mail: < fernandofreire31@yahoo.com.br >.
Valor: R$ 25,00 (vinte e cinco reais).
Despesa de remessa - registrada, via Correios - por conta do remetente.
Forma de aquisição:
Comunicar, via e-mail, endereço para entrega e confirmação de depósito na c/corrente do autor: 3.214.470-9 - Banco do Brasil - agência 8632-0.
___________________________________________________________
 
Fernando A Freire
Enviado por Fernando A Freire em 31/12/2017
Reeditado em 24/01/2018
Código do texto: T6213652
Classificação de conteúdo: seguro