Mundos dimensionais de Clifford D. Simak

MUNDOS DIMENSIONAIS DE CLIFFORD D. SIMAK
Miguel Carqueija



Resenha do romance “O mundo do caos”, por Clifford D. Simak. Editora Livros do Brasil, Lisboa, 1984. Coleção Argonauta 323. Título original: “Special deliverance”, direitos reservados em 1962 por Clifford D. Simak. Tradução: Eurico Fonseca. Capa: A. Pedro.

Muito estranho esse romance de Clifford D. Simak, e algo decepcionante. A história gira em torno do Professor Edward Lansing, e de como ele é atirado para outra dimensão onde terá de se engajar numa jornada exasperante com outras pessoas, oriundas de mundos diferentes e em busca de uma resposta que ninguém sabe ao certo o que será. Curiosamente a cena mais marcante está no início da história: no diálogo com uma máquina caça-níqueis (sic) quando, exasperado com o rumo da conversa, Lansing dá um chute na máquina e esta o chuta também.
Muitos personagens aparecem ao longo da novela, como o Brigadeiro e o Pároco, ambos arrogantes e que vivem se implicando mutuamente; Mary, que se torna uma companheira fiel; o Farejador (um animal desse estranho mundo, espécie de estação intermediária de um multiverso); o robô Jurgens etc. Além do Caos à espera no fim.
A novela é alucinante, aflitiva, à medida em que os personagens vão desaparecendo e os que sobram vêem cada vez mais escassas as suas chances de sobrevivência ou de chegarem a algum lugar.
Uma criação bem típica de Clifford D. Simak visto que, mesmo escrevendo ficção científica, ele costuma seguir imprevisíveis caminhos de fantasia.
Rio de Janeiro, 9 de janeiro de 2017.