CRÍTICA SÉRIE 3 de Humberto de Campos

CRÍTICA SÉRIE 3 de Humberto de Campos
Miguel Carqueija

Resenha do volume de Humberto de Campos (Crítica, 3ª série (cr´ticas literárias). W.M. Jackson Editores (Rio de Janeiro–São Paulo-Porto Alegre-Recife), 1960.

Com certeza Humberto de Campos foi um dos nossos melhores cronistas e também um esforçado crítico literário. Era prolixo e mesmo nos seus últimos anos, doente e sofrendo da vista, produziu muito.
Neste volume, o terceiro reunido de suas críticas, encontramos alguns autores bem conhecidos e outros que podem ser considerados esquecidos, as obras apreciadas são publicações da década de 20.
Entre os autores focalizados são bem familiares Menotti del Picchia, Paulo Setúbal e Viriato Correia. Campos, que faleceu em 1934, conheceu pessoalmente muitos escritores da época. Com seu estilo cordial e ameno não se limita a dissecar obras: discorre também sobre fatos relacionados com os escritores. Por exemplo, ele fala de sua amizade com o advogado Antônio de Melo Filho, como o conheceu em Belém e também a sua filha Alba de Melo, então adolescente. E acaba chegando, num pulo de vários anos, à publicação do livro de Alba, “Espelho de loja”, de crônicas. Campos demora a entrar no assunto, nessa e em outras críticas. Ele escrevia sem muita pressa de acabar a matéria e desse modo elaborou resenhas críticas altamente saborosas.

Rio de Janeiro, 6 e 7 de maio de 2018.