A ESCRAVA ISAURA DE BERNARDO GUIMARÃES

GUIMARÃES, Bernardo Joaquim da Silva. A Escrava Isaura, São Paulo : Ciranda Cultural, 2010.

A obra “A Escrava Isaura” ocorre durante a época da monarquia, nos anos que existia o reinado do senhor D. Pedro II, no município de Campos, á margem do Paraíba, perto da vila de campos. Com a monarquia reinando no século XIX no Brasil, e a escravidão sendo freqüente em todo o país, o abolicionismo vai se disseminando aos poucos, e é nesse cenário social que Bernardo Guimarães produz a presente obra, que faz parte do Romantismo.

A Escrava Isaura, narra a história de uma grande fazenda localizada no município de Campos, em que o fazendeiro Comendador Almeida e sua esposa Ester moravam, o Comendador costumava ter casos com suas escravas, mas foi uma bela mulata que o recusou, pois amava o feitor da fazenda, Miguel.

Contrariado pelo afronto despede Miguel da fazenda, e tenta persuadir a bela mulata para que se deite com ele. Passa se alguns, meses e uma criança nasce da mulata, sendo filha do ex- feitor Miguel. Ester esposa de Comendador tendo somente um filho homem toma para si a menina da escrava que era tão branca. Dar á ela o nome de Isaura, onde lhe dar todos os mimos, carícias, vestimentas e educação como se fosse sua filha.

Dotada da cultura tradicional da época, como é descrito na obra “A favor desse quase silencio harmonioso da natureza ouvia- se distintamente o arpejo de um piano casando –se a uma voz de mulher, voz melodiosa, suave, apaixonada, e do timbre o mias puro e fresco que se pode imaginar”, na qual as mulheres ideais para se casar deveriam ser delicadas, possuir saberes para o piano e bordar.

Isaura se torna uma mulher desejada por todos os cavalheiros, com tamanha educação e beleza que aos olhos de todos, ela tampouco aparenta ser uma escrava. Passando alguns anos, Leôncio, filho do Comendador Almeida e Ester, chega a vila de Campos de sua ida para estudar na Europa.

Leôncio desde a infância é uma criança incorrigível, turbulento e insubordinado, indo para Europa desfrutou de todo o luxo e prazeres que podia, chega a sua terra natal, casado com Malvina sua prometida, e Henrique irmão da mesma. No trecho “Leôncio era filho único do rico e magnífico Comendador Almeida, proprietário da bela e suntuosa fazenda em que nos achamos”, deixa claro a situação econômica da família, e justifica o fato do rapaz ter tido tantas facilidades que corromperam seu coração.

Malvina e Henrique eram filhos de um riquíssimo negociante da corte monarca, amigo do Comendador, sendo casamento de Malvina e Leôncio uma aquiescência dos pais de ambos. A poucos dias falecem seus pais, e o casal recém- casados vão morar na fazenda, Leôncio se apaixona perdidamente por Isaura, a procura, tenta persuadir- lá, e recebendo só recusas e recusas da escrava, coloca ela na senzala presa juntamente com os outros escravos.

Miguel indo visitar a filha, em um momento que não há ninguém por perto e decidem fugir, indo para Recife. È lá que conhecem Álvaro, rapaz rico e bem sucedido, e que defende o abolição da escravatura. Álvaro e Isaura se apaixonam, e é em uma conversa de Álvaro e Geraldo seu amigo, que vemos características do Romantismo no trecho da obra “Cáspide! – exclamou o doutor Geraldo. – Fada! –Anjo! –Deusa!... São portanto, três entidades distintas, mas por fim de contas verás que não passa de uma mulher verdadeira. Mas dize- me cá, meu Álvaro, esse anjo, fada, deusa, mulher ou o que quer que seja, não te disse de onde veio, de que família é, se tem fortuna?”.

È explicito a idealização da mulher amada, sem defeitos, tendo supremacia de beleza e educação, quando os dois mancebos conversam sobre Isaura, assim que Álvaro conhece sua donzela. Após ele toma para si a escrava como sua protegida, com burocracia no meio jurídico tenta resgatar a liberdade da mesma, já que Leôncio encontra- a e vai até sua cãs buscar Isaura, recuperando ela , volta para a fazenda de Campos onde a mesma sofre terríveis mal tratos.

Passando meses... Álvaro compra toda a fortuna de Leôncio pelos credores dele, já que ele se endivida e vai a falência. Isaura casa- se com Álvaro e passa a viver uma vida muito feliz.

Senhorita Alencar
Enviado por Senhorita Alencar em 18/05/2018
Código do texto: T6339827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.