A IMPORTÂNCIA DO LATIM PARA A COMUNIDADE LINGUÍSTICA

CARDOSO, Zelia de Almeida. Iniciação ao latim.6ª ed. 5ª Impressão. Séries Princípios. São Paulo: Ática, 2006.

Claudilene Gomes da Silva

No entanto, cabem-nos realizar uma breve recapitulação histórica do latim, o objetivo é mostrar os pontos contribuintes e características relacionada ao latim para a evolução da linguagem e como a linguística histórica é importante para o desenvolvimento da aprendizagem. As modificações que as estruturas da língua sofreram, e não podemos esquecer qual a influência e a causa dessas transformações em nosso meio de comunicação.

O latim conquistou grandes momentos de expansão na época do Império Romano, através de batalha e vitórias conquistadas pelos exércitos romanos, a língua latina espalhou-se no mundo, conhecida em tempos remotos. Segundo a autora (Cardoso) ’’ o latim era a língua falada no Lácio, região da Itália Central, onde meados do século VIII a.c., foi fundada a cidade de Roma.

É de estrema importância ressaltar as invasões das Penínsulas Itálica e Ibérica, onde o latim teve contato com os povos dominados e só então ouve-se mistura entre as culturas, então a língua portuguesa se espalhou em direção ao latim vulgar, modo como os soldados da sociedade se comunicavam, ou seja, os menos alfabetizados da sociedade romana.

O latim culto ou clássico, era falado pelos grupos de elite e o do clero, utilizavam-se a língua escrita e falada, e o latim vulgar considerado como forma não-formal da língua, apena as pessoas analfabetas do povo falavam, mas se espalhou para outros povos de conquistas de diferentes religiões que reinavam diferentes línguas neolatinas, como celta, ibérico, púnico-fenícios, porem alterou o latim por meios de suas características distintas, e ao passar do tempo se tornaram diferentes línguas neolatinas como o francês, italiano, espanhol e português. Daí nascem o latim reconstruído de vários fragmentos heterogêneo.

Depois de todo esse percurso da língua latim podemos declarar o surgimento dos primeiros textos em português no século XIII, e consideramos que toda língua sofre processo histórico de evolução e mudanças que ocorreu de forma normal e continua, também por meios de estudos comparativo e o passar do tempo assim como as mudanças linguísticas no decorrer desta evolução linguísticas. Esta fragmentação só aconteceu devido a divisão de território, fazendo com que surgissem outras línguas que hoje estão incluídas em nosso contexto linguístico, como o francês, espanhol, italiano e o português, já citado a cima, todas possuem a mesma raiz do latim.

Assim podemos destacar a importância dos estudos da língua latina na comunidade linguística, sendo principais pontos para a compreensão da

evolução da língua, da diacronia e de como as mudanças graduais vão ocorrendo, em fim o latim deixou a literatura enriquecida a qual se estende em varia árias do conhecimento por se tratar de uma das mas, antigas línguas indo europeia, sendo língua mãe dos idiomas românicos, mesmo sendo considerado língua morta, mostra seu diferencial até nos dias de hoje estando presente no nosso cotidiano, o latim é importante para disciplinar a mente, e adquirir cultura humanística é conhecer e valorizar a língua portuguesa.

Zelia de Almeida Cardoso é professora titular de Língua e Literatura Latina do Departamento de Letras Clássicas é Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Claudilene Gomes da Silva
Enviado por Claudilene Gomes da Silva em 18/05/2018
Código do texto: T6340174
Classificação de conteúdo: seguro