A importância da língua latina e sua formação histórica

CARDOSO,Zélia de Almeida.Iniciação ao latim.Séries Princípios. 6° ed.5° Impressão.Ática,2011,109 páginas-São Paulo.

Marleide Da Silva Dos Santos

Dra.Rosãngela Lemos Da Silva

O objetivo do estudo mostra as divisões a partir do capítulo 1 até as páginas 5 a 101.A obra iniciação ao latim é composta por 6 capítulos.O objetivo de estudo frisa-se em como a língua latina foi utilizada durante muito tempo e como sofreu profunda transformações. Haja vista, que o latim era a língua no Lácio (Latium),região Itália central,onde em meados do século VIII a.c,foi fundada a cidade de Roma. Pois, essa lingua diz respeito a uma cultura linguística diversificada, considerada neolatinas,pertencentes a família indo- europeu que apresentava uma série de características que se encontravam em geral em outros a outros grupos.

O latim foi usado conforme a época e as circunstâncias,como o :Latim pré-histórico,Latim proto-histórico,Latim arcaico,Latim clássico,Latim vulgar e o Latim pós-clássico.A importância do latim deu-se no passado ,ao prestígo de Roma,tendo surgido como aldeia,fundada por pastores albanos no coração do Lácio,em meados do século VIII a,c,Roma se tornou a princípal cidade de uma Confederação Itálica.

O latim eram classificados como línguas flexivas ou flexionais, o léxico da língua larina era inicialmente muito pobre.As palavras mais antigas pertencem a um patrimônio indo-europeu e se referem a vida (uiuere=viver),(pés=pé;genu=joelho),(pater=pai;frater=irmão),(equus=cavalo; ouis=ovelha).A esses elementos se juntaram vocábulos tomados por empréstimos das línguas de povos não indo-europeus que habitavam na Penísula Itálica.O vocábulario latino passou por um processo de emrequecimento graças a possibilidade de formação de novas palavras,exclusivamnente por derivação e por composição.

O latim diistingue de duas categorias.No indo-europeu,como ocorre no português,há palavras em latim que só podem ser usadas cujo o sentido se modifica,como no singular e no plural. Em latim,os nomes(substantivos,adjetivos e pronomes) assumem formas diferentes,contando para isso com desinências especiais,conforme o caso em que estejam,ou seja,de acordo com a função sintática que desempenhem na frase: são seis os casos latinos,porém há vestigío de um sétimo caso,preservado em algumas formas nominais e correspondente ao adjunto de lugar,estamos falando do caso locativo.

No latim as palavras no sistema morfológico podem ser trabalhadas em variáveis e invariáveis pela presença de morfemas.Haja vista,que os nomes se flexionam de forma diferente,conforme o caso gramátical em que estejam sendo empregados,o número e na maioria das vezes,o gênero.Os verbos além de apresentarem formas nominais quando se comportam com nomes,também se flexionam de outra forma,quanto a voz,modo,tempo e pessoa.

Os substantivos segundo a estudiosa Cardoso(p.19,2006),são palavras que servem para desgnar os seres.Em todos os substantivos encontramos raízes significativas e elementos que a elas se anexam como: prefixos,sufixos,vogais temáticas e de ligação,desinênciais.Portanto,acredita-se que a língua latina é de grande relevância para o processo epistemológico da língua portuguesa,haja vista que tudo começou a partir dela,assim onde quer que recaia nosso olhar,o livro cumpre seu dever em repassar essas diversas transformações ocorridas desde então,suprindo nosso entedimento com as atuais necessidades de reflexão sobre a língua latina.

Afirma-se que a autora da obra é professora Títular de Língua e Literatura Latina do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia,Letras e Cièncias Humanas da Universidade de São Paulo.

.

Marleide da Silva Dos Santos
Enviado por Marleide da Silva Dos Santos em 18/05/2018
Código do texto: T6340211
Classificação de conteúdo: seguro