Iniciação ao latim

CARDOSO, Zélia de Almeida. Iniciação ao latim. Séries princípios. 6ª ed. 5ª impressão. São Paulo: Ática, 2011.

Jean Matheus Maciel

Leticia Lobato Jardim

Dra. Rosângela Lemos da Silva (Orientadora)

O livro tem o objetivo de apresentar a história da língua latina e a sua formação, ela tem o enfoque especial para as pessoas que estão tendo o primeiro contato com o latim, haja vista, que tem como autora do livro Zélia de Almeida Cardoso, que inicia falando um pouco sobre a origem e a história do latim.

O primeiro capítulo trata de enfatiza sobre a língua e sua formação histórica, onde mostra sobre a origem do latim, que era falada no lácio (latim), região da Itália central e sobre sua evolução ao longo do tempo e pode ser classificado em: latim pré-histórico, proto-histórico, arcaico, clássico, vulgar e pós-clássico.

Já no segundo sobre a classificação tipológica do latim, aborda sobre a estrutura das palavras, onde descreve suas categorias variáveis, léxico latino e a formação de palavras. O terceiro enfoca sobre o sistema fonético latino, descrevendo o sistema fonético de uma língua morta, o latim e a fala sobre a representação gráfica dos fonemas, silabas, quantidade silábica e acentuação.

O quarto explica sobre morfologia nominal latina, mostrando a flexão, gênero, número, casos, classificação temática do substantivo e as declinações do substantivo com a flexão, classes, grau e numeral dos adjetivos e também sobre a classificação dos substantivos.

Já no quinto o sistema verbal infinito, retrata sobre as classificações, conjunções, vozes, formas e modos verbais. Já no sexto as palavras invariáveis do em latim, trata sobre os advérbios, partículas interrogativas, que são palavras invariáveis utilizadas nas orações interrogativas, preposições, conjunções e interjeições. Já no sétimo, expõe as observações finais, sintetizando alguns pontos dos temas abordados e no oitavo o vocabulário crítico.

Recomenda-se esta obra por diversas razões, tendo em vista sua importância para o meio social, principalmente, para o processo de ensino aprendizagem onde a obra conta com uma linguagem de fácil compreensão, além de ser acessível para todas as classes sociais torna-se importante ressaltar que o estudo dessa obra e para quem já e alfabetizado e tem um bom grau de letramento, haja vista, que a língua latina deve ser estudada por todos, pois é a língua mãe, e torna-se inerente educar sem ela.

A autora, Zélia de Almeida Cardoso graduada em letras clássicas (1957), pela universidade de São Paulo, Doutora em letras (Letras clássicas) (1976) e livre-Docente em literatura latina (1984), é professora titular de língua e literatura latina (inativa) da universidade de são Paulo onde atua como docente do PPG letras clássicas e líder do grupo de pesquisa “Estudo sobre o teatro antigo” (USP CNPq). Dedica-se à literatura latina, especialmente ao teatro (Sêneca e Plauto) e a poesia elegíaca (Tibulo, Propércio e Ovídio).

Letícia jardim
Enviado por Letícia jardim em 18/05/2018
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