CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO LÉXICO DA LÍNGUA LATINA (A CONSTITUIÇÃO LINGUÍSTICA E SUAS VARIANTES FORMAIS)

JESUS, Sérgio Nunes de. Contextualização histórica do léxico da língua latina: (A constituição linguística e suas variantes formais). In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 2070-2087.

Raiana Ferreira Lima

Dra. Rosângela Lemos da Silva (orientadora)

O referido trabalho aponta o contexto histórico e as diversidades de línguas.

É essencial analisar três tópicos importantes iniciando: pelo processo de romanização como pressuposto linguístico, em seguida: a delimitação da linguística histórica no processo de romanização e por último: a constituição de uma língua nacional.

Sintetiza-se as características dos tópicos fundamentais na compreensão da resenha, os mesmos são: A difusão da língua latina, novos estudos sobre a língua, a globalização de várias línguas.

O processo de romanização deu pelos povos bárbaros que faziam parte de vários locais, e com isso guerras e o processo da língua latina predominou pelo povo romano que utilizava a mesma para ampliar seus domínios.

Os povos que habitavam a região romana também começaram a fazer parte desse contexto linguístico, mas diante disso a língua dos povos influenciou bastante o latim na qual houve uma miscigenação, ou seja, formação de novas línguas.

As transformações que decorreram prescindiam na análise da gramatica, trazendo assim as modificações no latim, e como já citado o surgimento de novas língua, em decadência de alteração maior na língua latina desencadeando a etimologia, ou seja, sons (transposição de fonemas), acréscimo, etc.

O latim favoreceu a evolução várias línguas, as evidências históricas denominam as evoluções da língua que tiveram influência socialmente e culturalmente, o império romano utilizam duas línguas, a clássica que era empregada pelos senadores, filósofos da classe alta financeira ou em conhecimento e a vulgar utilizada pela classe baixa os camponeses e entre outros, em surgimento de novas línguas em evolução dessas temos o português, o francês, o italiano, e diversas línguas designadas latinas que sobreveio da língua vulgar.

A língua latina trouxe seus preceitos de miscigenação que envolvem questões históricas que institui a evolução da língua latina que compõem as variantes formais.

A resenha tem como intuito de invadir e colaborar nos campos pedagógicos, sociais e culturais, propondo estudos uma análise histórica.

O autor que fundiu o texto Contextualização histórica do léxico da língua latina: (A constituição linguística e suas variantes formais) foi Sérgio Nunes de Jesus.

RenataP
Enviado por RenataP em 18/05/2018
Código do texto: T6340236
Classificação de conteúdo: seguro