A importância da língua latina pragmática do mundo das letras

Rónai, Paulo,1907-1992. Curso básico de latim, I: Gradus primus/ Paulo Rónai. -22.ed.1.reimpr.-São Paulo: Gultrix,2013.

Elizângela das Neves Ramos

Ruanni Pricila Oliveira de Souza

Tatiane Gonçalves

Dra. Rosângela Lemos da Silva ( orientadora)

O objeto de estudo pauta-se em divisões: na primeira parte será enfatizado sobre a vida e obra do autor, Paulo Rónai nasceu na capital da Hungria numa família Judaica, fez seus estudos primários em seu país natal, mas estudou também na França e na Itália antes de se mudar para o Brasil, devido a segunda guerra mundial.

Na segunda, dada a importância que o autor atribui a aquisição de uma lista das palavras novas nela contida e para auxiliar a memória, um léxico completo das palavras de todas as leituras do livro.

Na terceira parte, verifica-se que os estudiosos como Publílio Siro e outros, escolhiam e preferiam as mais simples gramáticas que eram enquadradas em pequenas leituras para ficarem menos abstratas. O mesmo critério presidiu a seleção das inscrições. Partindo dessa premissa de que as leituras narrativas ou históricas, cuja maior parte foi tirada de Eutrópio, referem-se aos tempos da lenda e a época pitoresca dos sete reis e da república; todas elas relatam fatos que os alunos hão de encontrar necessariamente no decorrer de seus estudos ulteriores durante as 2ª, 3ª e 4ª séries como no curso clássico.

O autor por meio de uma iniciação elementar na língua, na vida e na história de Roma, quis despertar o interesse de jovens espíritos por uma matéria que, quando ensinada com entusiasmo e estudada com atenção, não é aborrecida e ainda menos morta.

Acredita-se que a língua latina é de grande relevância para o processo epistemológico da língua portuguesa, haja vista que o Latim é a nossa língua mãe, faz parte da nossa identidade e é essencial para um conhecimento daquilo que somos e de onde viemos, faz junção a nossa cultura, e estudando latim percebemos que é imprescindível para um correto conhecimento da língua portuguesa, para ajudar no conhecimento de outras línguas também. Pois, esse estudo desenvolve as capacidades de análise e raciocínio, ensina a escrever mais corretamente a nossa língua, enriquece o vocabulário, ou seja, a língua latina é uma base importante e essencial.

Ruoliveira e Elizângela das Neves Ramos; Tatiane Gonçalves
Enviado por Ruoliveira em 18/05/2018
Código do texto: T6340247
Classificação de conteúdo: seguro