A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR LATIM

CARDOSO, Zelia de Almeida. Iniciação ao Latim, Série princípios 6ª ed. Rio de Janeiro: Ática, 2011.

Denise Silva Costa

Eleilson Sarmento Ramos

Lindaura Almeida dos Santos

Dra. Rosângela Lemos da Silva (orientadora)

É de suma relevância o estudo acerca da influência da Língua Latina na pragmática do mundo das Letras, a presente resenha tem como tática de estudo pautar-se em divisões, na primeira descrever-se-á sobre a origem do latim, onde fala-se que o Latim é uma língua que nasceu no Lácio, região da Itália central. É uma língua pertencente ao grupo itálico da grande família das línguas Indo-europeias. Durante longo tempo o latim foi muito utilizado como língua viva, mas, de todo modo, não se pode dizer que ele, o latim, é uma língua morta, haja vista que nos dias atuais é bem comum as pessoas ainda falarem o idioma, mesmo que sem perceber utilizam palavras latinas, ou que derivam do latim.

Evidencia-se também as transformações que o latim sofreu, pois desde seu início, no Século VIII, o latim tem sofrido acréscimos de vocábulos que foram tomados por empréstimos, como por exemplo, os vocabulares Germânicos e gregos. O latim atravessou épocas, desde o latim pré-histórico, período em que era a língua dos primeiros habitantes, fundada por pastores albanos no coração do Lácio. A língua latina proto-histórica é o que aparece nos primeiros documentos da língua.

O latim arcaico era a língua utilizado entre o século III a.C. e início do século I a.C. além desse latim, teve o latim clássico e é esse que surge a partir do segundo quartel do século I a.C., quando são compostas as grandes obras, que vieram a marcar os momentos mais importantes da prosa e da poesia latina. O latim vulgar, tinha esse nome por ser uma língua que era falada pelo povo e por estar sujeita a alterações, por diversos fatores, inclusive o nível cultural dos falantes.

No indo-europeu, assim como ocorre no português, há palavras, em latim, que se distingue em duas categorias, no singular e no plural. O sistema morfológico latino é considerado, bastante complexo, nele encontramos: substantivo, adjetivo, numerais e pronomes, vale ressaltar que não há artigos em latim.

Acredita-se que a língua latina é de grande relevância para processo epistemológico, haja vista que com a sua preservação, mesmo sendo ainda considerada uma língua morta, trouxe consigo aspectos que merecem destaque, como a rica literatura deixada pelo mundo romano que nos possibilita além de apreciar verdadeiras obras de arte nos presenteia com a chance de estender nosso alcance por outras áreas do conhecimento, tais como: pelo Direito, pela filosofia, pelo teatro, pela ciência, pela historiografia, pela antropologia, pela teologia e pela teoria literária em todas suas nuances. Do latim derivaram também as chamadas “línguas romances”, como por exemplo o português, espanhol, provençal, francês, entre outros.

Contudo, pode-se dizer que o estudo do latim é importante para todas as áreas do conhecimento, seja ele artístico, literário ou linguístico e não se pode dizer que ele, o Latim, é uma morta tendo em vista que se nos aprofundarmos um pouco mais ele está introduzido nas línguas neolatinas, de certa forma o Latim ainda é uma língua viva.

Afirma-se que a autora da obra é professora titular de língua e literatura latina do departamento de letras clássicas vernáculas da faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da universidade de São Paulo.

Eleilson Ramos e Denise Silva Costa; Lindaura Almeida dos Santos
Enviado por Eleilson Ramos em 18/05/2018
Código do texto: T6340256
Classificação de conteúdo: seguro