Uma menina especial

O que faz de um livro um bom livro? O fato de que, mesmo após terminarmos a leitura, os personagens continuarem conosco? E o que comprova que um livro é um clássico? Talvez saber que ele transcende gerações e constatar que sua leitura sempre será um alento para os nossos espíritos, ampliando nosso entendimento e sensibilidade. Anne of Green Gables, escrito há mais de cem anos pela canadense Lucy Maud Montgomery, é comprovadamente um clássico. Embora pouco conhecida no Brasil, a história de Anne Shirley é internacionalmente reconhecida e já foi inclusive filmada e premiada pela crítica canadense.

O romance se passa na Ilha de Príncipe Edward, província do Canadá, terra natal da escritora. Começa contando a história dos irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, que vivem numa fazenda chamada Green Gables. São idosos, reservados e nunca casaram. Matthew necessita de ajuda para trabalhar na fazenda e isso os leva a decidir adotar um menino. Ou seja, os motivos para adotar uma criança são meramente práticos.

Acontece que, em vez do menino, vem uma menina, Anne Shirley, que logo chama a atenção por seu cabelo ruivo, imaginação incomum e loquacidade. Instantaneamente, o tímido Matthew se sente cativado, mas Marilla não se anima porque uma menina não será útil para ajudar na fazenda.

Entretanto, pouco a pouco, Anne começa a cativar a todos com sua alegria, espírito brilhante e inteligência, transformando a vida monótona dos irmãos. Mesmo Marilla passa a reconhecer que Anne encheu suas vidas de um novo colorido.

Há muitos personagens marcantes, como Diana Barry, a melhor amiga de Anne; Rachel Lynde, vizinha dos irmãos e Gilbert Blythe, colega de turma com quem ela se desentende. O livro é pontuado por momentos divertidos e dramáticos, como a queda sofrida por Anne ao tentar andar sobre um telhado e o dia em que, querendo pintar o cabelo de negro (ela não gosta dos seus cabelos ruivos) , compra um produto e o tinge de verde.

Devagar, sem que percebamos, Anne vai se transformando e revelando suas qualidades. Ela se desenvolve, passando de menina irrequieta e um pouco desajeitada para uma bela e desenvolta adolescente. É como uma rosa que desabrocha, exibindo toda sua beleza.

Enfim, Anne of Green Gables é um romance para todas as idades -embora tenha se tornado popular como literatura juvenil - e todas as épocas. Ele fala sobre amor, amizade e esperança, ensinando-nos que as melhores coisas em nossa vida podem vir da forma mais inesperada. Temas assim nunca deixam de nos encantar.