A "Noite sem fim" de Agatha Christie

A NOITE SEM FIM DE AGATHA CHRISTIE
Miguel Carqueija

Resenha do romance “Noite sem fim”, de Agatha Christie. L&PM Pocket, Porto Alegre-RS, 2015. Título original: “Endless night”. Tradução: Bruno Alexander.
Obra bem atípica da autora inglesa, sem uma mente detetivesca como Hercule Poirot ou Miss Marple. O personagem central, Michael Rogers, narra na primeira pessoa e em momento algum se faz de simpático. Agatha Christie joga com as pistas falsas, como é do seu feitio, ao apresentar um aventureiro que casa com uma jovem riquíssima. A família da moça, Ellie, é que é apresentada como vilã e tirana, o que na prática não se vê com clareza. O que leva mais a detestar o personagem é a maneira como destrata a própria mãe.
A casa que Ellie manda construir com seu dinheiro — o “Campo do Cigano” — não tem, por nova que é, nenhuma conotação sinistra, a região rural não chega a mostrar um clima sufocante, fora alguns incidentes. O crime parece improvável, mas acontece. A autora está de parabéns. O título me enganou, pois achei que iria mais para as vissicitudes de um jovem casal numa terra estranha e num lugar estranho. Mas o viés é outro, e surpreende.

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2018.