Perry Mason ataca novamente

PERRY MASON ATACA NOVAMENTE
Miguel Carqueija


Resenha do romance policial “O caso da rapariga sem rumo”, de Erle Stanley Gardner. Editora Livros do Brasil, Lisboa-Portugal, Coleção Vampiro 2006, sem data. Título original norte-americano: “The case of the foot-loose doll”. Capa: Lima de Freitas. Tradução: Irene Fernanda.

Erle Stanely Gardner foi um dos maiores novelistas policiais de todos os tempos, contemporâneo de Agatha Christie, Dorothy L. Sayers, Carter Dickinson, Dashiell Hammett, Ellery Queen (pseudônimo que oculta dois autores), Rex Stout e outros grandes nomes.
Criou muitos personagens porém o mais conhecido é o advogado criminal Perry Mason, especialista em reviravoltas sensacionais durante os julgamentos. É sempre auxiliado pela secretária Della Street — com quem tem um velado relacionamento afetivo — e pelo detetive particular Paul Drake.
Esta história é bastante original, com trocas de pessoas, pistas falsas e todo um quiproquó em torno de uma porção de furadores de gelo (que em Portugal — lembrando que essa edição é portuguesa — chamam “ferros de quebrar gelo”) que seriam, no dizer da personagem Kitty Baylor, a arma ideal para uma mulher manter um homem a distância.
A trama envolve um chantagista azarado, um pai que não quer que o filho case com mulher pobre, uma noiva abandonada e desarvorada e um cadáver de problemática identificação. E Perry Mason, que sempre banca o detetive e usa métodos desconsertantes, lutando para por ordem nesse angú de caroço.
Vale a pena ler.

Rio de Janeiro, 22 de junho de 2018.