Um livro sobre UFOS

UM LIVRO SOBRE UFOS
Miguel Carqueija

Resenha do livro “Contato com os discos voadores”, de Dino Kraspedon. Segunda edição, revista e ampliada, São Paulo-SP, 1957, edição do autor;impressa pela São Paulo Editora S.A.

Entre os muitos livros existentes sobre o assunto este deve ser um dos mais originais. Não coleciona relatos de aparições de UFOS; praticamente é uma longa entrevista do autor com o comandante de uma nave espacial alienígena. O etê em questão desenvolve uma série de raciocínios e cálculos para demonstrar que estão erradas as teorias dos Quanta e da Relatividade. Explica como se movem os discos e o que vai acontecer com a Terra se a corrida atômica não for detida. Acena até com a destruição da raça terrestre.
“Digo-lhe mais: se esse alguém (Deus?) julgasse que a Terra devia ser destruída, nós confiaríamos na sua sabedoria e executaríamos as ordens sem pestanejar”.
Pergunta do autor: “Mas isso pode acontecer? Alguém seria capaz de mandar destruir-nos?”
E as resposta:
“Pode, perfeitamente. Não é justo que a loucura do homem ponha em perigo a estabilidade do sistema planetário e destruir a vida de outros que se acham mais distantes.”
Felizmente existe a ressalva de que os bons poderiam ser evacuados. Mas sob qual critério? E os animais e plantas?
Embora muitas das observações do extraterrestre (vindo lá das luas de Júpiter) sejam justas e sensatas ele falha numa previsão: a de que antes do final do século chegaria ao sistema o “segundo sol”. Ora, o século vinte já terminou, entrou o 21, e o máximo que o segundo sol conseguiu foi ser novela da Globo.
Não sou cético sobre o assunto mas considero essa obra inverossímil. O autor, que deve estar assinando com pseudônimo, esconde da esposa seu relacionamento com o alienígena. Este chega na casa do autor apresentando-se à dona de casa como um pastor protestante que vinha falar ao seu marido. Então o autor despacha a esposa com as crianças para passearem no domingo e fica a sós com o falso pastor, a quem já conhecia como um comandante de UFO.
E por que esconder o assunto da esposa? Porque ela pensaria estar o marido envolvido em atividade subversiva em parceria com um agente estrangeiro que se faz passar por cavaleiro andante do espaço (???)
E é com tais inverossimilhanças que o autor pretende nos convencer?

Rio de Janeiro, 4 de julho de 2018.