Resenha: Surpreendente!, de Maurício Gomyde
9k=
(GOMYDE, Maurício. Surpreendente! 1 ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015)
 
Muitas vezes a literatura nos apresenta um modo para apresentar elementos da sociedade a fim de usá-los para avaliar os costumes sociais de determinada época e sociedade. O valor do que é literário varia de acordo com a intensidade do livro os moldes apresentados no âmbito literário, além de verificarmos as diferentes perspectivas de cada escritor. Podemos argumentar- neste sentido, que o que a literatura pode nos entregar são diferentes pontos de vistas acercar do mesmo assunto, no entanto com diferentes pontos de vistas que se modificam ao longo do tempo e, consequentemente, em cada escola e críticas literárias.

Podemos perceber que a cada nova geração criam-se novos modos de escrever e descrever os mesmos assuntos, e é de forma surpreendente que o escritor Maurício Gomyde escreveu seu livro Surpeendente!, um livro com uma leitura leve e aprazível que faz você quer saber logo o final da história. O enredo conta a vida do jovem Pedro Diniz que, apesar de ser diagnosticado desde novo com uma cegueira degenerativa, aceita o desafio de lançar seu filme e concorrer a um dos principais prêmios cinematográficos. Além disso, Pedro trabalha em uma locadora de DVDs na periferia de São Paulo onde lançou o projeto Cineclube a fim de mostrar clássicos do cinema. E é nesse clube que Pedro conhece a jovem e ruiva Cristal por qual se apaixona desde o primeiro dia em que pôs os olhos nela.

Por ser um garoto totalmente idealista – Pedro é descrito no livro como um “homem que enxerga mais longe no mundo” (p.264) -, ele realiza uma viagem até Pirenópolis, Goiás, com Cristal e seus amigos mais próximos Fit e Mayla com o objetivo de atingir seu sonho de concorrer ao grande prêmio mais almejado no cinema. No entanto o roteiro planejado por Pedro foge do rumo, e alguns segredos escondidos sobre sua vida vêm à tona, deixando-o atordoado.

Presente na capa do livro Surpreendente!, o olho turco representa literalmente o que Maurício Gomyde quis representar com seu enredo: comprovar como a literatura pode nos levar a um autoconhecimento quando nos deparamos com os problemas da vida e como podemos superá-los apesar das dificuldades. Podemos dizer que vale a pena a leitura do livro quando o escritor descreve um enredo de modo perfeito e literalmente surpreendente, como o livro de Maurício Gomyde.
 
38804503_420682388454025_9060433428754726912_n.jpg?_nc_cat=0&oh=fc0694536c1336c69823a7a6089d9bc3&oe=5C01B40A
Eu e Maurício Gomyde no lançamento do seu mais novo livro "Todo o tempo do mundo" na Bienal de São Paulo de 2018. Quem foi a Bienal pôde comprar o Surpreendente! no estande da Intrínseca a um preço muito bom: apenas R$5,00.
Ricardo Miranda Filho
Enviado por Ricardo Miranda Filho em 25/08/2018
Reeditado em 25/08/2018
Código do texto: T6429539
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.