Um livro cada vez mais interessante... e útil. Vejamos este trecho que mostra como a hortelã, com origem na China e Japão, chegou em nossas terras com os colonizadores portugueses. Aqui adaptou-se bem, tornando-se uma das plantas queridinhas de nossa cozinha.
A designação "menta" se estende a mais de vinte espécies, dentre outras: hortelã, poejo, hortelã pimenta, com diferentes nomes, mas com as mesmas propriedades curativas: revigorante, refrescante, calmante.

"Tenho, em nosso quintal, quatro espécies, cada qual se destacando em usos diferentes, mas conservando as propriedades curativas referentes à sua família.
Vou me referir somente a duas: "Mentha crispa", a hortelã de nossas hortas, vasos, feira livre, supermercados, mais conhecida e usada; e a "Mentha piperita" com composição e efeitos medicinais semelhantes à hortelã, mas diferente no uso e aroma."
 
  • Hortelã (Mentha crispa)
A hortelã mais conhecida e consumida, principalmente pelos orientais. É um toque mágico para um quibe saboroso e indispensável no vinagrete que acompanha o carneiro assado, à mesa.
Parte usada — folhas.
 
UTILIDADE
Aquece, estimula, favorece a digestão, respiração, formação sanguínea, vermífugo antigo, analgésico intestinal, estimulante das funções cardíacas, recomendado para pessoas com intensa atividade psíquica. Utilizado como fortificante e contra mal-estar generalizado.
 
USO
 
  • Para vermes
Em uma xícara de café, coloque um dente de alho amassado, adicione sumo da hortelã. Tomar de manhã em jejum.
 
  • Tosse, gripe
Folhas de hortelã, guaco, pitangueira, queimar com açúcar. Ao caramelo, acrescentar um copo de água. Abafar bem, deixar em repouso cinco minutos. Tomar mais quente do que morno ao deitar.
 
  • Mal generalizado — falta de apetite, náuseas, vontade de dormir, dor de cabeça
Chá de hortelã com rosa branca: Um botão entreaberto de rosa, nove folhas de hortelã para uma xícara de chá de água fervente.
 
  • Tonificante
Age sobre o sistema nervoso central e é um estímulo contra o cansaço físico. Um bom punhado de hortelã e melissa em um litro de água fervente.
 
 
  • Hortelã Pimenta (Mentha piperita)
     
De folhas maiores, em forma de coração, com penugem finíssima na parte de cima da folha, com aroma diferente da hortelã comum.
O óleo essencial desta planta é utilizado em produtos alimentícios: balas, gomas de mascar, bebidas, etc.
Parte usada — folhas.
 
UTILIDADE
Analgésico; antidepressivo, tônico, estimulante do sistema nervoso; antisséptico; descongestionante nasal; calmante; afrodisíaco; purgativo; indicado na cura de dermatites e dores de ouvido.
 
USO
 
  • Dores de ouvido
O sumo de suas folhas é indicado para o combate de dores de ouvido.
 
  • Descongestionamento nasal
Inalar o vapor da mistura de três folhas de hortelã pimenta imersas na água fervente.
 
Cuidados — Não pode ser usada por mães que amamentam e pacientes com problemas hepáticos graves.
 
 
CANTINHO DA COZINHA
"Uso em minhas coalhadas secas, folhas secas trituradas da hortelã comum para um aroma e sabor refrescante, fica deliciosa.
Nos sucos naturais — Em um litro de água fria, coloque um punhado de folhas de hortelã comum e duas fatias de abacaxi. Bater no liquidificador. Coar e bater novamente, rapidamente, com pedrinhas de gelo."
 
Molho de hortelã pimenta para acompanhar carneiro Ingrediente:
  • Um punhado de salsa;
    Um punhado de hortelã (só as folhas);
    Um galhinho de alecrim;
    1/3 de uma cebola;
    2 dentes de alho
    6 folhas de manjericão ou manjerona;
    1 Limão, azeite, sal.
 
Modo de fazer:
Coloque no liquidificador os ingredientes, menos o limão e sal, batendo com um fio de azeite, até adquirir a consistência de um creme. Adicione o limão e o sal, coe em peneira de nylon.
 
 
Fonte: MEI, Neusa Figueiredo. As Plantas de Nosso Quintal. Primeira edição, 2018. São Paulo, Estação das Letras e Cores.
 
Fheluany Nogueira
Enviado por Fheluany Nogueira em 26/08/2018
Reeditado em 26/08/2018
Código do texto: T6430373
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.