Palavras do Papa Francisco

PALAVRAS DO PAPA FRANCISCO
Miguel Carqueija

Resenha do livro “Quem sou eu para julgar?”, do Papa Francisco. Editora Casa da Palavra, Rio de janeiro-RJ, 2017. Texto compilado por Anna Maria Foli. Tradução: Clara A. Colloto. Foto da capa: Vatican Pool/Getty Image. Título original: “Chi sono io per giudicare?”, copyright 2016 Libreria Editrice Vaticana, Città del Vaticano. Edizioni Piemme S.p.A., Milano.

Este volume é um apanhado dos pensamentos do Papa Francisco espalhados em um grande número de documentos. A sinceridade e o grande coração do pontífice transparecem em suas frases.
Razão tem o texto de contracapa ao dizer: “Ninguém poderia imaginar, nem mesmo a própria Igreja, o carisma que Francisco alcançaria entre fiéis e não fiéis”.
É fácil pinçar joias e pérolas neste livro que, por se tratarr uma coleção de excertos, chega a ser despretensioso, mas as riquezas aí estão:
“A vida consagrada deve levar à proximidade das pessoas, à proximidade física, à proximidade espiritual, a conhecer as pessoas.”
“Quem “manipula” o próprio corpo é comparável a Herodes, que destrói, trama projetos de morte, desfigura o aspecto de um homem e de uma mulher, destrói a criação.”
“Ninguém pode ser excluído da Misericórdia de Deus.”
“Por favor, peço-lhes para orarem por mim, porque também eu cometi meus erros e devo fazer penitência.”
“Uma economia da exclusão e da iniquidade levou a um maior número de deserdados e de pessoas descartadas como improdutivas e inúteis.”

Um livro fácil de ler e muito útil à alma.

Rio de Janeiro, 18 e 19 de outubro de 2018.