RESENHA "FUTEBOL E GUERRA"

O livro-documentário de autoria do jornalista escocês Andy Dougan foi trazido ao Brasil pela Jorge Zahar Editor e traduzido por Maria Inês Duque Estrada. A 1ª edição foi lançada em 2001 e seu título original é "Dynamo - Triumph and Tragedy in Nazi-Occupied Kiev". A obra agora resenhada é a edição de 2004 e possui 203 páginas.

O contexto do livro trata dos impactos da Segunda Guerra Mundial sobre a URSS, mais especificamente na Ucrânia, e como o futebol passou a ser então inserido. O elemento central é o lendário Jogo da Morte, partida que opôs os ucranianos do FC Start e a Flakelf, time composto por combatentes da Luftwaffe, a força aérea nazista. Kiev fora capitulada pela Alemanha de Hitler por ocasião da Operação Barbarossa, inciada em 1941. Com a inapelável ocupação germânica e suas trágicas consequências para o povo kievano, o futebol foi utilizado como elemento de distração das massas.

Várias equipes foram colocadas em disputa de um campeonato amador: elas originavam-se de grupamentos militares austríacos, húngaros, de fábricas e do comércio. Em pouco tempo, evidenciou-se a enorme superioridade do Start. O time obtinha fáceis e impiedosas vitórias sobre os rivais, invariavelmente de goleada. E não era para menos. Eram atletas remanescentes do Dínamo de Kiev, clube já muito popular na Ucrânia. Um dia, tal sucesso atraiu a atenção dos nazistas. Anunciou-se um jogo entre esses e o orgulho da desmoralizada cidade. O Dínamo/Start, ainda que com exortações em contrário, optou em defender no gramado a honra ucraniana.

A versão clássica dos fatos é bastante simples: o Dínamo de Kiev, mesmo diante de uma arbitragem viciada, goleou os germânicos. Os jogadores, presos e fuzilados ainda em seus fardamentos, viraram mártires ucranianos e símbolos da resistência e posterior triunfo soviéticos sobre Hitler. Porém, Dougan trouxe uma nova apuração dos fatos e suposições em torno do Jogo da Morte e por que ele passou a ser emblemático para a URSS, tanto socialmente quanto esportivamente.

A linguagem do livro é acessível a todos os tipos de públicos e seus relatos são muito instigantes à leitura. "Futebol e Guerra" possui ótimas descrições, possibilitando ao leitor horrorizar-se ante as dores, aflições e covardias inerentes a uma guerra. Fãs de futebol, independentemente de seus clubes, inevitavelmente se sentirão admirados e representados pelas façanhas do Start, pungente capítulo da história do clube mais popular da Ucrânia (estima-se que o Dínamo de Kiev possua 47% da preferência nacional). A obra também é um recomendável excerto dos inúmeros impactos do maior conflito armado da humanidade.

Andre Mengo
Enviado por Andre Mengo em 01/12/2018
Código do texto: T6516571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.