Recordação da infância: "O Caranguejo Bola"

RECORDAÇÃO DA INFÂNCIA: O CARANGUEJO BOLA
Miguel Carqueija

Resenha do livro infantil “O caranguejo bola”, de Maria Lúcia Amaral. Editora do Brasil, São Paulo-SP, 3ª edição, sem data. Ilustrações de Messias.

Livro infantil de capa dura, ganhei-o em 1957. Na primeira página, onde só vem impresso o título da obra, consta a caneta: Prêmio para o 1° lugar no Concurso de Leitura, aluno Miguel Francisco da Cruz Carqueija, 2ª série, turma 14”.
É um dos livros da minha infância que ainda conservo. A aventura é tipicamente infantil. Duas meninas, Cecita e Ana Margarida, e dois meninos, Alexandre e Eurico, vão passear na praia, perto da casa dos avós, e acabam fazendo amizade com o Caranguejo Bola e uma multidão de outros caranguejos que falam como gente. As crianças dão até um jeito de diminuir de tamanho e vivenciar um mundo diferente, um mundo de caranguejos e aves falantes, metem-se até em encrencas, acabam tendo de fugir de avião (?). Mas é um livro bem divertido e, dentro do gênero, até grande (mais de 70 páginas), revelando uma autora bastante criativa e que tem muito jeito em escrever para crianças.

Rio de Janeiro, 21 a 23 de novembro de 2018.