O Diário de Anne Frank

Em seu décimo terceiro aniversário, Anne recebe diversos presentes, entre eles um caderno de autógrafos, o qual ela o transformou em um diário. Apesar de ter ganhado presentes de mais alto valor, ela o considerou como o seu mais lindo presente, por isso o nomeou de "Kitty" e considerava o próprio diário como uma amiga confidente. Anne costumava dizer a seguinte frase: "O papel é paciente".

Todavia, ela e sua família vivenciavam o auge da segunda Guerra Mundial. Como eles eram alvos incessantes do governo nazista por serem judeus, as leis ditatoriais passaram a se estender com mais vigor, até que eles receberam a notícia de que Hitler queria "varrer" os judeus dos países germânicos o mais rápido possível e fogem para um anexo secreto, onde passaram a morar com mais uma família.

Em seu diário, Anne relata sobre os acontecimentos rotineiros dentro do Anexo, sobre as informações que recebia das emissoras estrangeiras e de seus protetores, sobre os conflitos com os demais que viviam juntos a ela e etc. Apesar de ter sido bloqueada da própria liberdade (sair à rua, ir ao cinema, teatro e afins) e de ter passado várias dificuldades, como ter um ciclo alimentar (ter que comer os mesmos alimentos durante um bom tempo), Anne jamais deixaria que o Anexo fosse uma casa de luto. Era tagarela, estudiosa por demais, e isso para ela não era um fardo como para muitos da sua idade, ela devorava muitos livros e se reunia com os demais para discutir sobre eles. Seu estupendo sonho era se tornar jornalista e escritora famosa. Apesar de ter sido morta pelo governo nazista, seu diário foi encontrado e se tornou um best-seller, que foi traduzido para mais de 60 idiomas. Além disso, seu diário não tornou-se só um livro: peça teatral, filme, desenho, história em quadrinhos e minissérie.

Achei um excelente livro. Apesar de nele ter sido relatadas coisas simples de qualquer adolescência, é possível captar mais informações sobre a Segunda Guerra Mundial, sobre os bombardeios e perseguição aos judeus. Este livro possui utilidade fortemente histórica e didática. Com certeza encantou e encantará pessoas de todas as idades, pois ele vem para aumentar ainda mais algo importantíssimo: CONHECIMENTO, algo que ninguém nunca tirará de você que está lendo. E sem contar que a Anne tinha opiniões formadas e uma personalidade diferente e interessante.

Ane Cardoso
Enviado por Ane Cardoso em 01/01/2019
Reeditado em 18/08/2019
Código do texto: T6540450
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.