Como eu era antes de você

Como eu era antes de você é um romance inglês, adaptado pelo cinema e escrito pela autora Jojo Moyes. Nesta estória, acompanhamos os destinos opostos de duas pessoas se cruzarem, da maneira mais inesperada e despretenciosa. De um lado, Louisa Clark, no auge dos seus 26 anos, bonita e com um gosto peculiar para se vestir, mas sem ambições, trabalhando em uma cafeteria, levava a vida de forma aleatória, sem muita ênfase. Ela tinha um namorado havia quase 7 anos, o Patrick, mas eles não se levavam muito a sério, no fundo Lou sabia muito bem que os dois não se amavam de verdade.

Do outro lado, William Traynor, rico e bem-sucedido, vazio, superficial e completamente mal-humorado, tinha tetraplegia e vivia em uma cadeira de rodas. Por este motivo, era muito frustrado por levar uma vida limitadíssima. Até que Louisa se encontra desempregada, sem qualificações e perdendo um emprego que ela amava e trabalhava havia muito tempo. Com muita dificuldade de encontrar um novo emprego, a única opção de Louisa é se tornar cuidadora assistente de um deficiente físico. Apesar da proposta de excelente remuneração, mesmo sem ela ter nenhuma experiência como cuidadora de alguém, nem tampouco com deficientes, Louisa se sente insegura e inadepta. Sua motivação para encarar o desafio era não deixar sua família desamparada.

Segundo a mãe de Will, o motivo de ter contratado uma moça tão inexperiente no tipo de função era porque Lou era divertida e inteligente, o real objetivo era ter alguém que divertisse Will (até que depois Lou descobre um mistério muito difícil de lidar). Então ela conhece Will, no começo eles não se entendem e não se identificam, era um fardo lidar com o mau humor e as respostas grosseiras de Will. Ao longo do enredo, eles se conhecem melhor, se envolvem um na estória do outro e descobrem que não há ninguém que compreenda melhor um ao outro. Em menos de 6 meses, Will decifrou a Lou melhor do que o próprio namorado: os seus gostos, suas lembranças mais marcantes, e afins. Nada foi em vão, juntos eles embarcaram em aventuras que jamais imaginavam, com a ajuda um do outro ambos redefiniram a si mesmos, naturalmente suas formas de ver a vida mudaram. Com a presença um do outro eles se reinventaram, e sabiam que jamais seriam os mesmos.

Lou ajudou Will a não deixar de ver um sentido na vida apesar da gravíssima limitação, e Will estimulou Lou a ampliar seus horizontes no mundo gigante que ela tinha afora. Fazer Will não desistir se tornou a sua missão, apesar de tudo que acontece. O romance apresenta uma leitura muito envolvente, surpreendente e com certeza posso dizer que é capaz de levar os leitores ao ápice da emoção, ainda mais os românticos incorrigíveis. Para mim o maior aprendizado foi que o amor é sempre o amor, independente das circunstâncias, independente de poder ser desfrutado ou não. Ou seja, o amor continua sendo o amor nos momentos mais aflitivos e tristes que alguém pode vivenciar. Foi um dos melhores livros que já li, a escritora é muito renomada. É um romance que entra em nossos corações, que nos desperta afeto, que invade a imaginação.

Me contem se vocês também amam romances, eu amo fazer resenhas de livros que já li e ando lendo!

Ane Cardoso
Enviado por Ane Cardoso em 21/01/2019
Reeditado em 21/01/2019
Código do texto: T6556237
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.