"Vida marinha", da Prisma

VIDA MARINHA DA PRISMA
Miguel Carqueija

Resenha do livro “Vida marinha”, de John Croft. Edições Melhoramentos, SP-SP, 2ª edição, 1977. Série Prisma 34. Título original: “Life in the sea”. The Hamlinc Publishing Group Limited, 1969. Tradução: Marçal Versiani. Revisão técnica por Edmundo F. Norato, do Instituto de Oceanografia da USP. Ilustrações de George Thompson.

Este é um dos volumes de bolso da Prisma, uma das diversas e simpáticas coleções culturais e de divulgação científica da Melhoramentos, uma editora que prestou inúmeros bons serviços no Brasil ao longo de muitos anos.
A “Prisma” — subtítulo “O conhecimento em cores” — tem a característica de editar obras totalmente ilustradas, com ilustrações coloridas às centenas.
Este livro é repleto de informações interessantíssimas sobre todo tipo de vida marinha; os últimos capítulos porém são dedicados às técnicas de pesca, o que talvez fosse dispensável.
De qualquer modo é um manual de ciência popular muito bom, que inclusive, antes de falar nos seres vivos, explana as características do oceano em si: marés, composição, ciclo bioquímico, correntes marinhas, litoral.
Tudo segue com clareza de linguagem e com o apoio de magníficas ilustrações. Ao longo do volume saberemos (citando apenas alguns exemplos) da estrela-almofada, ascidis colonial, anêm ona margarida, pulgão-de-areia, o plâncton (com o radiolário, a groselha do mar, as diatomáceas etc), a concha-navalha, solha, linguado, cação, lagosta, os tubarões, o cachalote, a raia e etc etc etc.
Leitura recomendável para crianças e adolescentes que desejem realmente aprender.

Rio de Janeiro, 1° de dezembro de 2018.