DISSERTAÇAO SEBASTIAO BEMFICA UFSJ/ PROMEL - MINAS GERAIS: 2011 Autor: J B Pereira

Formato: rtf

Tamanho: 69 KB

Ano: 2011

Enviado por: J B Pereira

Enviado em: 24/01/2019

Classificação: restrito

Sinopse:

Essa dissertação tem como objetivo investigar, selecionar e organizar a produção intelectual do escritor de Divinópolis: Sebastião Bemfica Milagre (1923-1992).

O suporte teórico desta dissertação baseou-se nos estudos da memória e dos arquivos, para a interpretação de sua crônica e de sua poética em jornais, bibliotecas, escolas, faculdades e outras fontes primárias, exceto revistas.

A sua antologia contém aspectos da vida cotidiana e de sua inserção na modernidade, cuja relevância evidenciou o seu posicionamento político não partidário sobre a cultura local.

Sebastião Milagre como cidadão crítico engendrou a sua visão existencial e política sobre o mundo, o homem de seu tempo, a cidade em seu entorno e as suas crises e os paradoxos da modernidade.

Ao percorrer “o roteiro milagreano”, os perfis de Sebastião Bemfica Milagre foram identificados, classificados, analisados e contextualizados ao longo de sua vida na imprensa local e na internet.

Embora escrevesse desde 1940, com 17 anos de idade, ele lançou os dois primeiros volumes de poemas em Belo Horizonte nos anos 1960, os outros dezoito volumes seguintes foram lançados em Divinópolis, onde se consagrou como poeta-escrivão, crítico da cultura e defensor dos interesses do desenvolvimento de sua cidade natal como articulista e cronista.

Além da poesia, a música o extasiava, o que o motivou a composição de três Suítes Divinopolitanas.

Contemporâneo de Adélia Prado e de outros escritores, Sebastião Milagre conquistou um público-ledor em sua cidade e região, inclusive o Estado de MG.

Baixar esse arquivo em PDF

J B Pereira e https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestletras/A_DISSERTACAO_de_JOSE_JOAO_BOSCO_PEREIRA.pdf
Enviado por J B Pereira em 16/02/2019
Código do texto: T6576761
Classificação de conteúdo: seguro