Faróis de Torres

Faróis de Torres

Síntese do livro A História do Farol de Torres de Roberto Venturella/ AGE Editora – Porto Alegre 2006.

Morro do Farol

Chamada primeiramente de Torres do Norte, por ser a primeira elevação que se avista no sentido Norte-Sul, com aproximadamente 40 metros de altura. No mesmo morro onde, em 1777, foi erguido o Forte São Diogo das Torres.

Devido a construção do primeiro farol em 1912, a Torre do Norte passou a denomnar-se Morro do Farol. O objetivo deste farol é sinalizar a existência de terras, servir de guia ou ponto de referência para a orientação da rota aos navegantes.

Quando o vento sul sopra e a tempestade se anuncia, a luz do Farol de Torres tranquiliza os marinheiros, visto que não existem abrigos para ancorar as grandes embarcações. Ele delimita as águas dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Considerado um dos locais mais interessantes da costa norte, lugar em que deslumbra a vista panorâmica mais completa e fascinante da cidade, tornou-se o seu principal cartão-de-visita, sendo um dos pontos mais frequentados pelos turistas.

Na encosta íngreme ao pé do morro, em frente ao mar, se encontra uma cavidade que forma uma pequena gruta. Em seu interior, há uma fonte perene, que verte água natural e límpida. Em sua parte frontal, foi colocada a imagem sacra de Nossa Senhora da Aparecida.

Todos os faróis estiveram centrados nas coordenadas geográficas:

Latitude sul : 29º 20’

Longitude Leste : 49º 43’

O Primeiro Farol

1928 – 1933

Tratava-se de uma torre de ferro, revestida com chapas de ferro fundido, formato troncônico (tronco cônico), com 10 metros de altura, de cor roxo terra. Fabricada na França pela Barbier Bernard & Turenne – BBT de París, inaugurado em 25 de janeiro de 1912, permaneceu em funcionamento por apenas 16 anos. Foi o mais bonito e frágil dos faróis, sendo trazido de carro-de-boi de Laguna para Torres.

A fonte luminosa era abastecida por querosene, ficava a noite toda acesso e consumia cerca de 7 litros de querosene por noite. Em 1928 a estrutura da antiga e tradicional torre de ferro estava definitivamente condenada devido à corrosão ocasionada pela ferrugem sendo substituída por outra.

O Segundo Farol

1928 – 1952

Era uma torre de ferro, de treliças metálicas do tipo esqueleto, formato piramidal, com 10 metros de altura de cor branca. Fabricada na Suécia pela Svenska Aktiebolaget Gasaccumulator – AGA de Estocolmo. Foi inaugurado em 18 de fevereiro de 1928, pelo Ex-Presidente Dr. Borges de Medeiros. Esteve ativo por 24 anos, e era abastecido por gás acetileno. Mas a maresia não perdoa e a torre deteriorou-se pela ação da ferrugem, sendo mais vantajoso substituí-la por uma mais moderna.

O Terceiro Farol

1952 - 1993

O mais importante dos faróis, pois não veio de nenhum país. De alvenaria em formato quadrangular, com 15 metros de altura, foi totalmente construído por torrenses. Foi inaugurado em 19 de maio de 1952, persistiu por 41 anos. Em 1969 a torre foi revestida externamente com pedaços de azulejos brancos. Funcionava à energia elétrica da rede urbana.

Entre os anos de 1992 a 1993, foi constrída, atrás do farol uma torre da Estação da Rádio-Base – ERB, com 46 metros de altura. A torres passou a interferir e comprometendo o setor de visibilidade do farol, pois influenciava ofuscando a luz emitida. Assim o farol foi desativado no dia 03 de setembro de 1993. A causa mais precisa foi por não terem sido observadas as restrições estabelecidas no Plano de Proteção de Desenvolvimento Urbano Ambiental. Por esse mtivo o farol foi decapitado, e a sua cabeça transferida para a torre.

O Quarto Farol

1993 – sem registro

A torre de concreto, formato cilíndrico, com 46 metros de altura, apresenta faixas verticais alternadas, pintadas da cor branca e preta. Inaugurado em 3 de setembro de 1993. A fonte luminosa era abastecida por energia elétrica da rede urbana.

Sua luz projetava a uma altitude de 85 metros acima do nível do mar, com alcance luminoso de 23 milhas náuticas de distância, o equivalente a 42 Km, com intensidade luminosa de 17.820 candelas, lâmpada halógenas 120v/750w. Deixando de operar por tornar-se obsoleto devido a inserção de tecnologias de locomoção nas embarcações.

Bento Barcelos da Silva
Enviado por Bento Barcelos da Silva em 20/02/2019
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