O livro-entrevista de São João Paulo II

O LIVRO-ENTREVISTA DE SÃO JOÃO PAULO II
Miguel Carqueija

Resenha do livro “Cruzando o limiar da Esperança”, entrevista de João Paulo II ao jornalista Vittorio Messori. Editora Francisco Alves, Rio de Janeiro-RJ, 2ª edição, 1994. Título original: “Crossing the threshold of Hope” (copyright 1994 by Vittorio Messori), Editora Knope, EUA. Tradução: Antônio Argonese e Ephraim Ferreira Alves.

É consolador ver um livro feito com tanto carinho, tanto da parte do entrevistador como do eminente entrevistado. As perguntas são respeitadoras e as longas respostas do Papa João Paulo II, irretocáveis.
Uma das primeira perguntas é se Deus realmente existe. Sobre isso o papa responde: “Todos os tipos de argumento da razão, afinal, seguem o caminho indicado pelo Livro da Sabedoria e pela Carta aos Romanos: do mundo visível ao Absoluto invisível.” Ou por outra, a existência do universo prova a de Deus. Mas o pontífice lembra que nós temos, além do Deus dos filósofos, o da Revelação (Jesus Cristo e antes as revelações dos patriarcas, de Abraão a Moisés).
João Paulo II aborda as outras religiões, não só as “abraâmicas”. Alerta para a chamada “Nova Era” que, segundo ele, “é apenas um novo modo de praticar a gnose, que inverte a Palavra de Deus substituindo-a por palavras meramente humanas. Raciocínio muito válido se considerarmos a gratuidade com que tantas pessoas falam em Deus e em Além sem se preocupar em levar vida espiritualizada.
Sobre o comunismo: “Demonstrou ser um remédio mais prejudicial do que a própria doença”. Nada mais certo!
Constatação preocupante: “a escatologia, de certo modo, tornou-se estranha ao homem contemporâneo”. Constatamos isso: vive-se para a vida terrena, inclusive para os prazeres lícitos e ilícitos, sem preparação para a morte e sem pensar no destino final da humanidade, embora o dogma do Juízo Final esteja perfeitamente de pé.
Para quem deseja se aprofundar no notável pensamento deste grande papa, o livro em questão é altamente recomendável.

Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2019.