"O leopardo" de Lampedusa: obra-prima da literatura italiana se destaca pela análise profunda de seus personagens diante da imprevisibilidade da vida

Depois de muitos meses, terminei a leitura de "O Leopardo", único romance escrito pelo italiano Giuseppe Tomasi di Lampedusa. Era pra eu ter terminado a leitura há mais tempo mas, a existência de certos hiatos na minha vida, cheios de tristeza que não valem a pena aqui detalhar, acabaram por atrasar o término do livro. De certa forma isso foi bom pois, como um excelente vinho, pude degustar aos poucos essa obra-prima.

Como dito, Lampedusa escreveu apenas um livro acabado. Acho incrível quando um escritor se torna imortal com apenas uma obra! Aqui no Brasil, por exemplo, temos o caso do Augusto dos Anjos, autor de "Eu", livro incrível que tive a oportunidade de ler anos atrás e que fazia parte de meu acervo... até o dia em que emprestei para uma ex, o que deixou o paradeiro do livro totalmente desconhecido.

Enfim, "O Leopardo" conta a história de Don Fabrizio, o Príncipe de Salina, cuja família ostenta em seu brasão o felino do título, uma personificação metafórica do próprio personagem principal. Os Salinas pertencem à classe da nobreza, em decadência financeira e de status, devido ao levante do movimento republicano italiano. Fabrizio de Salina, chefe do clã, muito culto e amante da matemática e da astronomia, logo percebe que os dias da monarquia estão acabando, assistindo com melancolia as mudanças trazidas pelo novo regime.

Embora seja centralizado no Príncipe Fabrizio, Lampedusa apresenta outros personagens que, na escrita do autor, tornam-se interessantes e complexos como, por exemplo, Tancredi Falconeri, sobrinho favorito do Príncipe e que, ironicamente, é soldado na luta pela república. Concetta de Salina, filha do Príncipe, é apaixonada por Tancredi, mas ela se sente incapaz de demonstrar esse afeto, influenciada por uma rigidez moral ultrapassada. Por sua vez, Tancredi é comprometido com a bela e ambiciosa Angelica Sedàra, filha de Don Calogero Sèdara, um plebeu de traços rudes, ávido por um título nobre e cheio de dinheiro, coisa que os Salinas já não possuem tanto. A influência da Igreja, durante a mudança do regime, é representada na figura do Padre Pirrone, amigo do Príncipe e preocupado com os novos rumos.

"O Leopardo" traz como mensagem principal a necessidade de se adaptar às mudanças trazidas pela vida, entender quem manda e como se posicionar diante disso, mesmo quando não se quer. Isso fica claro na frase mais conhecida da obra, um aparente paradoxo, dita por Tancredi ao Príncipe: "Se quisermos que tudo fique como está, é preciso que tudo mude". É necessário também se modificar, abandonando velhas ideias, quando necessário e, é claro, ao meu ver, não deixar de expressar aquilo que você acredita e sente, ainda que a vida não lhe ofereça, num primeiro momento, o conforto, a alegria e a esperança.

Recomendo a crítica literária abaixo. Porém, ela traz revelações sobre o enredo, o que pode talvez estragar o prazer da primeira leitura do livro.

https://www.revistabula.com/552-algo-deve-mudar-para-que-tudo-continue-como-esta/

(LAMPEDUSA, Giuseppe Tomasi di: tradução de Rui Cabeçadas. O leopardo. São Paulo: Círculo do Livro, 1982, 220 páginas)

P.S.: Resenha escrita em 2014.

Manoel Frederico
Enviado por Manoel Frederico em 16/04/2019
Reeditado em 20/04/2019
Código do texto: T6625230
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.