"Sinais do mar" de Ana Maria Machado: poemas singelos num bom livro

"Sinais do mar", livro de poemas da carioca Ana Maria Machado, num belo projeto gráfico da sempre excelente Cosac Naify. É o meu primeiro contato com a obra da escritora, que possui uma longa história dentro da literatura infanto-juvenil, tendo seu nome consagrado ao lado de nomes como Pedro Bandeira, por exemplo. Trata-se da estreia dela na poesia. Estreia essa que foi meio por acaso, segundo a própria Ana, que publicou o livro após insistência da amiga, Ruth Rocha.

Bom, a poesia de Ana Maria Machado, invocando o tema do mar e suas ondas e paisagens, é simples, com versos diretos, sem muitas construções metafóricas, em alguns momentos soando até meio infantil. Isso não é demérito, obviamente, mas apenas uma característica literária, influência direta do histórico da escritora. Há, em vários momentos, uma musicalidade gostosa e, por vezes, um clima nostálgico nos versos, onde imagens singelas ganham um lirismo belo. Quanto ao formato, não há uma uniformidade na estrutura poética, na construção, com poemas longos e curtos se alternando, com divertidas brincadeiras textuais (ver "Farol", por exemplo) e textos mais elaborados, como em "Primeiro mar", onde deixo um vídeo (ver link) da própria autora recitando. Enfim, um bom livro de poesia, gostoso de ler.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=oiM8wr5Skhg

(MACHADO, Ana Maria. Sinais do mar. São Paulo: Cosac Naify, 2009, 56 páginas)

P.S.: Resenha escrita em 2017.

Manoel Frederico
Enviado por Manoel Frederico em 06/05/2019
Código do texto: T6640405
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.